9 e 10 de outubro

Momento de reflexão e Missa com o Papa marcarão abertura do Sínodo

Abertura do Sínodo sobre Sinodalidade será nos dias 9 e 10 de outubro no Vaticano

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Missa na Basílica de São Pedro abrirá oficialmente o Sínodo sobre Sinodalidade / Foto: Canção Nova Roma

O Papa Francisco abrirá oficialmente o Sínodo sobre Sinodalidade com a Missa na Basílica de São Pedro no domingo, 10 de outubro. Na véspera, dia 9, haverá um momento de reflexão na Sala Nova do Sínodo com a participação do Papa.

As informações estão em um comunicado da Secretaria Geral do Sínodo divulgado nesta sexta-feira, 1º. A Missa de domingo será às 10h (hora local), e abrirá o Sínodo para a Igreja universal e para a diocese de Roma com a participação dos fiéis.

Leia também
.: Documento preparatório para o Sínodo 2023 é publicado
.: Padre comenta tema e preparativos para o Sínodo 2023

A programação do sábado prevê trabalhos em sessão plenária e em grupos linguísticos. O Papa Francisco participará da primeira parte dos trabalhos desse dia.

Estarão presentes representantes do Povo de Deus, entre delegados das Reuniões Internacionais das Conferências Episcopais e dos Organismos Similares, além de membros da Cúria Romana. Também participarão delegados fraternos, da vida consagrada e dos movimentos laicais eclesiais, o conselho de jovens etc.

A programação de sábado começará com acolhida e meditação da Palavra de Deus. Estão previstos um discurso do Papa e uma saudação do relator geral do Sínodo, Cardeal Jean Claude Hollerich. Haverá ainda um momento de testemunhos: de um jovem, de uma religiosa (por vídeo), de um bispo, de uma família (por vídeo), de um padre (por vídeo) e de um responsável de uma comunidade religiosa.

Ao final dos testemunhos, uma mensagem do secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech e a introdução dos trabalhos nos grupos menores. Após breve pausa, a última atividade será um workshop em grupos menores.

Os trabalhos da plenária de sábado e a Missa de domingo serão transmitidos pelo Vatican Media.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo