Socorro

Ajuda à Igreja que Sofre ativa fundo de emergência para a Síria

O terremoto devastador que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria deixou mais de nove mil mortos 

Da Redação, com ACN

Foto: Reprodução Reuters

A Ajuda à Igreja que Sofre (ACS) ativou um fundo emergencial para as comunidades cristãs da Síria, que precisam desesperadamente de ajuda após o terremoto devastador ocorrido na madrugada da segunda feira, 6.

Os fundos serão enviados às dioceses, paróquias e ordens religiosas que se encarregarão de ajudar as famílias envolvidas. A fundação está em contato constante com as partes interessadas locais e está planejando um novo pacote de ajuda que se concentrará em duas áreas principais.

Leia também
.: Papa reza pelas vítimas do terremoto e encoraja à solidariedade

.: Escritórios destruídos não impedem ajuda da Caritas na Turquia e na Síria

Em primeiro lugar, o fundo emergencial apoiará pequenos ou grandes reparos em Aleppo, uma cidade onde vivem cerca de 22 mil cristãos, para permitir que aqueles atualmente acolhidos pela Igreja voltem para suas casas o mais rápido possível.

Há pelo menos 600 casas nas quais o auxílio é necessário urgentemente. Isso inclui reparos em danos estruturais e danos aos sistemas de aquecimento e água. Alimentos, cobertores e outros suprimentos essenciais também serão fornecidos para os deslocados em Aleppo e Lattakia.

Lattakia está em uma situação particularmente difícil porque, ao contrário de Aleppo, muitos dos cristãos que viviam lá já foram deslocados. O prédio da diocese católica melquita desabou, o Arcebispo emérito ficou ferido e um padre morreu. Sete outros civis cristãos morreram.

O embargo e as sanções agravam a situação. Mesmo havendo isenções técnicas, muitos temem se comprometer com a Síria, por esse motivo, a comunidade internacional não está enviando toda a ajuda necessária.

Trabalho constante 

A Ajuda à Igreja que Sofre apoia especialmente as comunidades cristãs desde 2011. Ao longo dos anos, os projetos aumentaram gradualmente tanto em valor como em número.

Em 2022 o seu valor era superior a 5,9 milhões de euros. De 2011 a 2022 (dados atualizados a 18 de outubro), foram realizados um total de 1.237 projetos (construção, meios de transporte, subsistência de sacerdotes e religiosos, ajuda humanitária e pastoral, apoio a meios de comunicação católicos e formação, edição católica e ofertas de Missas), num total de 51.554.583 euros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo