Tremor de 7.8

Terremoto na Turquia mata mais de 1400 pessoas

Tremor de 7.8 derrubou prédios na madrugada desta segunda-feira e foi sentido também na Síria, Chipre e Líbano

Da redação, com agências

Equipes de resgate procuram sobreviventes sob os escombros após um terremoto em Diyarbakir, Turquia / Foto: REUTERS/Sertac Kayar

Mais de 1400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas, nesta segunda-feira, 6, devido a um forte terremoto que atingiu o sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria. O tremor ocorreu às 04h17 (horário local – 22h17 de domingo, no horário de Brasília).

O tremor de magnitude 7.8 na escala Richter é considerado o pior a atingir a Turquia neste século. E também foi sentido em Chipre e no Líbano. Ele foi seguido no início da tarde por outro grande terremoto, de magnitude 7,7. Prédios foram reduzidos a escombros na cidade de Malatya.

De acordo com o Centro Alemão de Pesquisa para Geociências (GFZ), o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km (6 milhas) perto da cidade turca de Kahramanmaras, enquanto o serviço de monitoramento EMSC disse que a chance de risco de tsunami estava sendo avaliada.

As emissoras TRT e Haberturk mostraram imagens de pessoas reunidas em torno de prédios destruídos em Kahramanmaras, em busca de sobreviventes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo