Solidariedade

Papa: é hora de compaixão, ajudemos quem sofre na Turquia e Síria

Turquia e Síria foram devastadas pelo terremoto que deixou mais de 17 mil mortos; Papa pede solidariedade; ajuda humanitária segue em andamento

Da Redação, com informações da Reuters

Foto: Remo Casilli – Reuters

O Papa Francisco segue em oração pela situação na Turquia e na Síria após o terremoto que já deixou mais de 17 mil mortos. Com uma nova mensagem no twitter, nesta quinta-feira, 9, o Santo Padre exorta à compaixão.

“É hora de compaixão, é hora de solidariedade. Chega de ódio, chega de guerras e divisões que levam à autodestruição. Unamo-nos na dor, ajudemos quem sofre na #Turquia e #Síria, construamos a paz e a fraternidade no mundo.”

Leia também
.: Ajuda à Igreja que Sofre ativa fundo de emergência para a Síria
.: Escritórios destruídos não impedem ajuda da Caritas na Turquia e na Síria

Registro da ajuda humanitária para a Turquia / Foto: Reprodução Reuters

Os trabalhos de resgate entram no quarto dia. Em meio às operações, chega também a ajuda humanitária. O primeiro comboio das Nações Unidas levando ajuda aos sírios atingidos cruzou hoje da Turquia para a província de Idlib, depois que o enviado da ONU para a Síria disse que a assistência era desesperadamente necessária lá.

Na Turquia, barracas, camas e cobertores chegaram provenientes da Grécia. As primeiras de um total de 500 tendas, 1.500 camas, 7.500 cobertores e remédios que serão enviados às regiões afetadas foram transportadas em voos comerciais do aeroporto internacional de Atenas para Adana nas primeiras horas da manhã. Espera-se que mais voos cheguem ao longo do dia, com a quantidade total de ajuda chegando a 80 toneladas, segundo autoridades do governo.

Mulher é resgatada após 62 horas

Resgate de mulher que ficou 62 horas sob escombros / Foto: Reprodução Reuters

Um vídeo divulgado ontem, 8, mostrou uma mulher resgatada dos escombros na Turquia após 62 horas, segundo as autoridades. A prefeitura de Gaziantep postou o vídeo de Fatma Demir, de 25 anos, no qual ela é ouvida dizendo que uma laje de concreto caiu sobre ela, impedindo-a de alcançar seu parente que estava deitado ao lado dela em um sofá.

Também na cidade turca de Adiyaman uma equipe de resgate vibrou por conseguir, após uma operação de seis horas, retirar um homem dos escombros. Um vídeo divulgado hoje pela ONG IAE, nas redes sociais, mostrou os socorristas se abraçando após a operação. 

Menino sorri após resgate na Síria

Menino sorri após ser resgatado na Síria / Foto: Reprodução Reuters

O terremoto também atingiu a Síria, causando mortes. Mas um pouco de esperança surge em meio aos danos: um registro divulgado ontem pela agência de notícias Reuters mostra um menino sírio sorrindo e brincando com equipes de resgate que o retiraram dos escombros de um prédio na segunda-feira, 6, dia em que o terremoto aconteceu.

Pelo menos 2.500 pessoas morreram e milhares ficaram feridas na Síria após vários terremotos e tremores secundários na vizinha Turquia, disseram autoridades e equipes de resgate.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo