Celebração acontece nesta quinta-feira, 7; Francisco convida fiéis a rezar o terço
Da redação
A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi recordada pelo Papa Francisco nesta quinta-feira, 7. A lembrança foi registrada em sua conta oficial no Twitter (@pontifx_pt). O Pontífice divulgou a seguinte mensagem contendo um convite:
“Hoje, a Igreja celebra a festa de #NossaSenhoraDoRosário. Neste mês de outubro, convido-vos a recitar esta oração, deixando-vos conduzir por Maria ao seu filho Jesus.”
Essa não é a primeira vez que Francisco convida os fiéis a rezarem o terço no dia de Nossa Senhora do Rosário. Em 2018 e 2020, a solenidade foi marcada por este pedido.
No ano passado, a data foi celebrada em uma quarta-feira, dia em que, tradicionalmente, o Pontífice realiza a Audiência Geral.
Oração contemplativa
Na Catequese, o Santo Padre compartilhou suas reflexões sobre a oração mariana. O rosário, explicou o Papa naquela ocasião, é a oração mais bela que podemos oferecer à Virgem Maria.
“É uma contemplação das etapas da vida de Jesus Salvador com a sua Mãe Maria, e é uma arma que nos protege do mal e da tentação.”
Francisco também falou do rosário como uma “oração contemplativa”, dizendo que, ao meditar sobre os mistérios da salvação, “o rosto amoroso do próprio Deus, que somos chamados a vislumbrar na eternidade, revela-nos cada vez mais”.
Rezar diariamente
Em 2018, o Pontífice pediu que a oração do terço fosse rezada, todos os dias, durante o mês de outubro, terminando com a antífona ‘Sob sua proteção’ e oração de São Miguel Arcanjo.
“Renovo o convite a todos para rezar o terço todos os dias do mês de outubro, terminando com a antífona ‘Sob sua proteção’ e a oração a São Miguel Arcanjo, para repelir os ataques do diabo que querem dividir a Igreja”, afirmou na ocasião.
Título de Maria
A festa de Nossa Senhora do Rosário é celebrada em 7 de outubro, aniversário da vitória decisiva da frota combinada da Santa Liga de 1571 sobre a invasão da marinha otomana na Batalha de Lepanto. O Papa São Pio V atribuiu a vitória à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, que foi invocada no dia da batalha com o rosário.