Ecumenismo

Papa ao grupo de trabalho ortodoxo-católico: erguer pontes de comunhão

Papa recebeu membros do Grupo Misto de Trabalho ortodoxo-católico Santo Irineu e agradeceu pelo trabalho teológico a serviço da comunhão 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Um trabalho para abater muros de separação e erguer pontes de comunhão. O Papa Francisco destaca esse empenho e agradece pelo trabalho teológico a serviço da comunhão entre católicos e ortodoxos. Esses são alguns pontos de seu discurso na audiência com membros do Grupo Misto de Trabalho ortodoxo-católico “Santo Irineu” nesta quinta-feira, 7, no Vaticano.

“É belo cultivar uma unidade enriquecida pelas diferenças, que não cede à tentação de uma uniformidade homologadora: isso é sempre ruim, não é de bom espírito”, disse Francisco. O grupo de trabalho reúne, em diálogo paciente e fraterno, especialistas de várias Igrejas e diferentes países, empenhados na oração e estudo sobre a unidade.

Santo Irineu: em breve Doutor da Igreja

Santo Irineu é patrono do grupo e o Papa anunciou que deve declará-lo Doutor da Igreja em breve, com o título de Doctor unitatis. Um santo do Oriente que exerceu seu ministério episcopal no Ocidente e foi uma grande ponte espiritual e teológica entre cristãos orientais e ocidentais.

“O seu nome, Irineu, traz impressa a palavra paz. Sabemos que a paz do Senhor não é uma paz ‘negociadora’, fruto de acordos para proteger interesses, mas uma paz que reconcilia, que reintegra na unidade”, disse o Papa.

Primado e sinodalidade

Francisco mencionou ainda em seu discurso o recente estudo publicado pelo grupo: “Servir a comunhão. Repensar a relação entre primado e sinodalidade”.

“Através da paciência construtiva do diálogo, especialmente com as Igrejas ortodoxas, compreendemos melhor que primado e sinodalidade na Igreja não são dois princípios concorrentes a ter em equilíbrio, mas duas realidades que se constituem e se apoiam a serviço da comunhão”, pontuou.

Assim como o primado pressupõe o exercício da sinodalidade, esta inclui o exercício do primado, acrescentou. Aqui, acenou para o próximo Sínodo dos Bispos, que terá início neste mês de outubro e se concluirá em 2023 em Roma. O Papa destacou a confiança de que este caminho sinodal será ocasião para aprofundar também este importante aspecto junto aos cristãos.

“Confiando o meu ministério às suas orações, invoco sobre vós a bênção do Senhor e a proteção da Santa Mãe de Deus”, concluiu o Papa, convidando todos à oração do Pai Nosso, cada um em sua própria língua.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo