VIRGEM MARIA

Papa exorta os católicos a rezar o rosário em meio às 'ameaças iminentes'

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 7, festa de Nossa Senhora do Rosário, Francisco compartilhou suas reflexões sobre a oração mariana

Da redação, com Vatican News

Ao celebrar festa de Nossa Senhora do Rosário nesta quarta-feira, 7, o Papa Francisco exortou os católicos a rezar a oração mariana, especialmente em meio às “intimidações que ameaçam o mundo”, como a pandemia. O Pontífice fez a convocação durante sua primeira Audiência Geral de outubro, mês tradicionalmente dedicado ao rosário.

O Sucessor de Pedro falou sobre a oração mariana enquanto se dirigia aos diversos grupos linguísticos presentes na audiência no Vaticano, bem como aos que o seguiam pelos meios de comunicação.

A pandemia

“Em suas aparições, Nossa Senhora costumava exortar a recitação do rosário, especialmente em face das ameaças que se aproximam ao mundo”, disse Francisco aos peregrinos de língua polonesa. “Ainda hoje, neste tempo de pandemia, é necessário ter o rosário nas mãos e orar por nós, nossos entes queridos e todas as pessoas”, reiterou.

Dirigindo-se aos peregrinos de língua espanhola, o Santo Padre rezou para que, por intercessão de Nossa Senhora do Rosário, o Senhor faça de “nossa vida, em meio a este tempo de pandemia, um serviço de amor a todos os nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que se sentem abandonados e desprotegidos”.

Mistérios da salvação

Saudando os fiéis de língua árabe, o Sucessor de Pedro os convidou a rezar o rosário e levá-lo nas mãos ou no bolso. O rosário, explicou o Papa, é a oração mais bela que podemos oferecer à Virgem Maria. “É uma contemplação das etapas da vida de Jesus Salvador com a sua Mãe Maria e é uma arma que nos protege do mal e da tentação”.

Francisco também falou do rosário como uma “oração contemplativa”, dizendo que, ao meditar sobre os mistérios da salvação, “o rosto amoroso do próprio Deus, que somos chamados a vislumbrar na eternidade, revela-nos cada vez mais”.

A festa de Nossa Senhora do Rosário é celebrada em 7 de outubro, aniversário da vitória decisiva da frota combinada da Santa Liga de 1571 sobre a invasão da marinha otomana na Batalha de Lepanto. O Papa São Pio V atribuiu a vitória à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, que foi invocada no dia da batalha com o rosário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo