Primeiro discurso

No encontro com autoridades da Colômbia, Papa enfatiza caminho de paz

Santo Padre manifestou seu apreço pelos esforços em prol da paz e reconciliação na Colômbia

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco e o presidente Juan Manuel Santos; ao fundo, o coral de crianças / Foto: Reprodução CTV

Em seu primeiro discurso na Colômbia nesta quinta-feira, 7, o Papa Francisco destacou seu apreço pelos esforços para encontrar caminhos de reconciliação no país. Ele frisou que a busca da paz é uma obra sempre em aberto e exige o compromisso de todos. As palavras foram no encontro com as autoridades do país na Praça das Armas da Casa Nariño, o palácio presidencial.

Acesse
.: Íntegra do discurso
.: Cobertura da viagem do Papa Francisco à Colômbia 

Estiveram presentes autoridades políticas e religiosas, o corpo diplomático e representantes da sociedade civil e da cultura. Um coral de crianças vestidas de branco fez uma apresentação ao Papa, entoando um canto de paz.

“Com alegria damos as boas vindas aqui na nossa querida Colômbia. Eu o faço como presidente da República em nome de mais de 49 milhões de compatriotas e o faço também do fundo do meu coração. (…) Muito obrigado, Sua Santidade, por vir aqui nos acompanhar nesse momento único da história do nosso país”, disse o presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Francisco agradeceu ao presidente Santos pelo convite a visitar a Colômbia nesse momento importante de sua história. O país vive um processo de paz marcado pela assinatura de um acordo de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O Santo Padre destacou que, neste último ano, progrediu-se no processo para colocar fim à violência armada e encontrar caminhos de reconciliação. “Os passos dados fazem crescer a esperança, na convicção de que a busca da paz é uma obra sempre em aberto, uma tarefa que não dá tréguas e exige o compromisso de todos”.

Mencionando o lema do país – “Liberdade e Ordem” – o Papa destacou que essas palavras condensam uma lição. “Os cidadãos devem ser valorizados na sua liberdade e protegidos por uma ordem estável. Não é a lei do mais forte, mas a força da lei (a lei que é aprovada por todos) que rege a convivência pacífica”.

Não faltou no discurso de Francisco a menção ao compromisso da Igreja com a paz, a justiça e o bem comum e à importância social da família. Ele disse que sua viagem à Colômbia quer ser um incentivo, uma contribuição para o caminho de reconciliação e de paz. “Tenho-vos presente nas minhas orações. Rezo por vós, pelo presente e pelo futuro da Colômbia”.

Ao final do encontro, o Papa e o presidente Santos seguiram para o Palácio Presidencial para a protocolar visita de cortesia. Em seguida, o Papa se dirige à Catedral de Bogotá.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo