MENSAGEM

Finanças devem ser orientadas para o bem comum, exorta o Papa

Francisco enviou uma mensagem por ocasião de uma conferência e exortou a inclusão de jovens e idosos no desenvolvimento de projetos contra a cultura do descarte

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Remo Casilli

O Papa Francisco enviou uma mensagem para o diretor administrativo do Banco Intesa, Carlo Messina, por ocasião da conferência “Ninguém excluído: Crescer juntos num país mais igualitário”, que acontece nesta quinta-feira, 26, em Bréscia, na Itália. No texto, o Pontífice frisou, como em diversos outros momentos, que a Economia e as finanças devem ser “orientadas para o bem comum e respeitosas da dignidade humana”.

O evento contou com a participação da secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, irmã Alessandra Smerilli, que leu a mensagem do Santo Padre. No texto, ele incentivou o fortalecimento do “processo de inclusão econômico-social dirigido com particular atenção aos mais frágeis”, sobretudo os migrantes.

Leia mais
.: Papa: há uma necessidade urgente de uma economia nova e “iluminada”

.: Papa: substituir a cultura do descarte pela cultura do respeito e do cuidado

Francisco também pediu que seja realizada a implementação de “projetos de ‘demografia para a sustentabilidade’ que devem encontrar protagonistas jovens e idosos, e servir de antídoto contra a cultura do descarte”. Ele recordou que, assim como a arte do crédito e das finanças se baseiam na confiança, assim também deve acontecer para construir este tipo de relações na busca por soluções no campo abordado.

Neste sentido, o Papa afirmou que espera que essas conexões sejam “construídas apenas através do desenvolvimento de uma ‘cultura do encontro’ na qual cada voz possa ser ouvida e todos possam prosperar, encontrando pontos de contato, construindo pontes e imaginando projetos inclusivos a longo prazo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo