Em homilia na Albânia, Papa encoraja à ação missionária

Recordando tantos mártires albaneses, Francisco pediu que esses testemunhos sustentem a missão hoje e no futuro do país

Jéssica Marçal
Da Redação

Uma reflexão sobre missionariedade, citando a grande missão da Beata Madre Teresa de Calcutá. Assim foi a homilia do Papa Francisco na Missa celebrada por ele neste domingo, 21, na Praça Madre Teresa, em Tirana, capital da Albânia. O país recebe hoje a visita do Santo Padre que, na homilia, encorajou a ação missionária dos albaneses.

Fiéis participam de Missa com o Papa na Albânia / Foto: Reprodução CTV

Fiéis participam de Missa com o Papa na Albânia / Foto: Reprodução CTV

Acesse
.: Íntegra da homilia de Francisco
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Albânia
.: Programação da viagem do Papa à Albânia

O Papa recordou a comunidade missionária formada por Jesus com a tarefa de anunciar o Reino de Deus. Ele explicou que Deus envia não só os doze apóstolos, mas toda a Igreja, cada batizado para anunciar o Evangelho a todos os povos.

O anúncio de paz, porém, nem sempre foi acolhido, ressaltou o Papa, citando como exemplo a situação vivida pela Albânia. “Num passado recente, também a porta do vosso país se fechou, cerrada com o cadeado das proibições e prescrições dum sistema que negava Deus e impedia a liberdade religiosa”.

Pensando nesta época de sofrimento e perseguição vivida pelo país, Francisco disse que a Albânia foi uma terra de mártires, que testemunharam sua fé com coragem e coerência.

O Papa destacou que hoje, porém, as portas da Albânia se abriram novamente e é possível ver um amadurecimento do protagonismo missionário. Ele encorajou, então, a missão na Albânia, pedindo que cada um se sinta chamado ao compromisso com o anúncio do Evangelho, com o testemunho da caridade e com o reforço dos laços de solidariedade.

“Vim hoje aqui para vos encorajar a fazer crescer a esperança dentro de vós mesmos e ao vosso redor; a envolver as novas gerações; a alimentar-vos assiduamente da Palavra de Deus, abrindo os vossos corações a Cristo: o seu Evangelho indica-vos o caminho! A vossa fé seja jubilosa e radiante; mostre que o encontro com Cristo dá sentido à vida dos homens, de cada homem”.

O Papa referiu-se de forma particular aos jovens, pedindo que eles não tenham medo de dar uma resposta generosa a Cristo, que os convida a segui-Lo. Recordando os mártires albaneses que ofereceram sua vida em sacrifício por Cristo, o Papa manifestou seu desejo de que esses testemunhos sustente os passos de hoje e do futuro, “no caminho do amor, da liberdade, da justiça e da paz”.

Ao final da Missa, o Papa rezou o Angelus com os fiéis. Antes da celebração, ele teve um encontro com as autoridades albanesas, o corpo diplomático e alguns líderes religiosos do país. Logo mais, às 11h (horário em Brasília, 16h na Albânia), o Papa se encontra com líderes de outras religiões e outras denominações cristãs.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo