No twitter

Energia renovável é recurso contra as mudanças climáticas, afirma Papa

Neste sábado, 4, Francisco publicou uma mensagem, no Twitter, por ocasião do Dia Internacional da Cooperativa, dedicado à luta contra as mudanças climáticas

Da redaçã

/ Foto: Reprodução – Twitter do Papa

No Dia Internacional da Cooperativa, dedicado à luta contra as mudanças climáticas, o Papa Francisco publicou uma mensagem, em sua conta no Twitter, sobre a importância da busca por energias renováveis na luta contra as mudanças climáticas. “Em alguns lugares, estão sendo desenvolvidas cooperativas para a exploração de energias renováveis que permitem o autoabastecimento local. Elas podem fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas, graças a um forte sentido de comunidade e ao amor pela própria terra”, escreveu o Pontífice.

Leia mais
.: “Estamos em um planeta doente”, afirma bispo ao comentar Laudato Si’

O tema também está presente na Carta Encíclica de autoria do Santo Padre, a Laudato Sí’, que, neste ano, completa 5 anos de publicação. O documento ressalta a necessidade de cuidado com o planeta a partir do meio ambiente e do cuidado com os mais pobres – os mais afetados pelas  mudanças climáticas graves. 

Em junho do ano passado, durante encontro no Vaticano com cerca de 500 participantes da Conferência Internacional “A Doutrina Social da Igreja, das raízes à era digital”, promovida pela Fundação Centesimus Annus, o Papa refletiu sobre o chamado a uma conversão das mentes e dos corações. “Que o desenvolvimento de uma ecologia integral torne-se sempre mais uma prioridade a nível internacional, nacional e individual”, disse Francisco na ocasião.

Confira também
.: A “Encíclica Laudato Si” e o cuidado com a casa comum
.: Padre comenta tópicos da encíclica do Papa sobre meio ambiente

.: Padre reitera necessidade de cuidar do meio ambiente
.: Entenda o objetivo do Papa com a Encíclica Laudato Si

Durante o encontro, o Santo Padre recordou que, após a publicação da Encíclica, foi possível constatar sinais de um aumento da consciência sobre a necessidade do cuidado da “casa comum”, e citou a adoção por parte de muitas nações dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, o crescente investimento em fontes de energia renovável e sustentável, os novos métodos de eficiência energética e uma maior sensibilidade, especialmente entre os jovens, sobre temas ecológicos.

Leia também
.: Mensagem à COP23: Papa pede estilo de vida voltado à ecologia integral

Mesmo com muitos progressos, o Pontífice observou que ainda existem muitos desafios e problemas. O Papa falou sobre o lento ou mesmo inexistente progresso em alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, sobre o uso impróprio dos recursos naturais, e comentou sobre os modelos não inclusivos e não sustentáveis que continuam a ter efeitos negativos sobre a pobreza, o crescimento e a justiça social. “O bem comum é colocado em risco por atitudes de excessivo individualismo, consumismo e desperdício”, alertou na época.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo