Diálogo inter-religioso será foco da viagem do Papa à Albânia

Além do diálogo entre religiões, outro ponto chave da viagem é a fé dos mártires mortos pelo comunismo ateu

Da Redação, com Rádio Vaticano

Padre Lombardi é diretor da sala de imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

Padre Lombardi é diretor da sala de imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

A viagem do Papa Francisco à Albânia neste domingo, 21, terá como pontos-chave a fé dos mártires e o diálogo inter-religioso. A informação foi dada pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, que concedeu entrevista aos jornalistas nesta segunda-feira, 15, relatando mais detalhes sobre a visita.

Acesse
.: Programação da viagem do Papa à Albânia

Esta será a quarta viagem internacional do pontificado de Francisco. Um primeiro motivo da visita é a homenagem ao martírio pela fé, vivido neste país com uma perseguição por parte do comunismo ateu. Além disso, interessa ao Papa encorajar um clima de convivência inter-religiosa positivo e harmônico, de forma que a boa convivência entre as diversas religiões na Albânia possa ser uma mensagem também para outras partes do mundo.

No que diz respeito à programação da visita, as atividades serão concentradas na cidade de Tirana, com seis discursos do Papa, todos em italiano. Entre os momentos de destaque, estarão a Missa na Praça Madre Teresa, o encontro inter-religioso na Universidade Católica “Nossa Senhora do Bom Conselho” e a celebração das vésperas na Catedral de Tirana, onde haverá testemunhos dos sobreviventes da perseguição comunista.

Respondendo a uma pergunta sobre ameaças, contra o Papa, da parte do Estado Islâmico e outros grupos de jihadistas, padre Lombardi disse que não há preocupações específicas que demandem medidas particulares.

“Não há ameaças, riscos específicos pelos quais mudar o modo como o Papa se comporta, o modo como a viagem é organizada. Não. Ele vai tranquilo, usa o jeep da Praça São Pedro na transferência principal em meio ao povo, com seu princípio que já conhecemos de querer estar sem obstáculos no seu encontro com o povo”.

Padre Lombardi também informou que Madre Teresa e Karol Wojtyla serão as duas grandes figuras que acompanharão esta viagem. O sacerdote recordou a visita memorável de João Paulo II ao país em 25 de abril de 1993, quando o Papa reconstituiu a hierarquia católica albanesa que havia sido destruída pelo regime comunista.

“Vale a pena retomar um pouco esta viagem que foi imensamente emocionante, discursos muito fortes que eu aconselho reler (…) A viagem de João Paulo II naturalmente está em mente, enquanto vivemos esta nova viagem do Papa Francisco à Albânia”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo