SANTOS E BEATOS

Papa: família Ulma beatificada é modelo de bondade e ajuda ao próximo

Francisco recorda a beatificação dos 9 membros da família Ulma na Polônia e elogia heroísmo por terem dado a vida para salvar os judeus durante a Segunda Guerra Mundial

Da redação, com Vatican News

Francisco no Angelus deste domingo, 10 / Foto: Reprodução Reuters

Pela primeira vez uma família inteira foi beatificada pela Igreja de uma só vez. A cerimônia foi realizada na manhã deste domingo, 10, em Markowa, na Polônia, inclusive com a presença do presidente do país, Andrzej Duda. Do Vaticano, após a oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, Francisco recordou Józef Ulma, a esposa Wiktoria Ulma e seus 7 filhos, todos mártires, não porque proclamavam publicamente a fé católica, mas porque viviam como verdadeiros cristãos, colocando o Evangelho em prática através das atitudes do dia a dia.

“Uma família inteira exterminada pelos nazistas em 24 de março de 1944 por dar refúgio para alguns judeus que estavam sendo perseguidos. Ao ódio e à violência que caracterizaram aquela época, eles opuseram o amor evangélico. Que essa família polonesa, que representou um raio de luz na escuridão da II Guerra Mundial, seja para todos nós um modelo a ser imitado no ímpeto do bem e no serviço a quem mais precisa.”

Francisco, então, convidou os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro a seguirem o exemplo dessa numerosa família polonesa de fidelidade a Deus, mas assassinada por ódio à fé. Olhando para os conflitos atuais, o Pontífice novamente lembrou da Ucrânia:

“E, seguindo o exemplo deles, sintamo-nos chamados a opor à força das armas aquela da caridade, à retórica da violência a tenacidade da oração. Façamos isso especialmente por tantos países que sofrem por causa da guerra; de modo especial, intensifiquemos nossa oração pela martirizada Ucrânia. Ali estão as bandeiras da Ucrânia, que está sofrendo tanto, tanto!”

Ano Novo: reconciliação e paz ao povo etíope

O Papa também lembrou que a Etiópia está prestes a comemorar o Ano Novo, já que o seu calendário é diferente do Ocidental e disse:

“Depois de amanhã, 12 de setembro, o querido povo etíope celebrará seu tradicional Ano Novo: gostaria de estender meus mais calorosos votos a toda a população, desejando que seja abençoada com os dons da reconciliação fraterna e da paz.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo