AUDIÊNCIA

Igreja é chamada à reciprocidade entre dons e carismas, indica o Papa

Francisco recebeu membros de associação que acompanha famílias e sacerdotes, e falou sobre a relação entre cônjuges e pastores, favorecendo a evangelização

Da Redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Neste sábado, 2, o Papa Francisco recebeu em audiência, na Sala Paulo VI, cerca de 1.200 membros da Associação para a Promoção da Família “Encontro Matrimonial”. O encontro foi motivado pela comemoração de 45 anos da fundação do grupo, que escolheu a frase “somos o sonho de Deus” como tema para reflexão durante as celebrações.

Em seu discurso, o Pontífice destacou o trabalho realizado durante estes anos, redescobrindo os sacramentos do Matrimônio e da Ordem. Ambos têm como um aspecto em comum a esponsabilidade, a doação completa, que também é característico do carisma da Associação.

Refletindo sobre o tema definido, o Santo Padre questionou qual seria o sonho de Deus. Ao responder, ele indicou que “o sonho de Deus, para nós, é permanecer unidos no seu amor e na sua comunhão, que nos levam a descobrir a beleza da filiação divina e da fraternidade humana. Por isso, Jesus nos enviou ao mundo para indicar o caminho que gera uma nova humanidade, fruto da caridade, baseado na fraternidade e não na prevaricação e no egoísmo”.

A beleza das relações

Diante disso, Francisco ressaltou o trabalho realizado pela Associação, acompanhando a vida dos cônjuges e dos sacerdotes, que contribui para a realização do sonho do Pai. A história deste grupo, para ele, é uma história de amor com Deus e com os irmãos e irmãs, mediante o diálogo e a arte da comunhão.

Leia mais
.: O matrimônio é um bem de valor extraordinário para todos, frisa Papa
.: Papa em mensagem: “Não podemos ficar indiferentes ao futuro da família”

Da mesma forma, ele afirmou que os membros da entidade são sinais da vida da Igreja, chamada a percorrer o caminho da reciprocidade entre dons, carismas e ministérios. “O intercâmbio entre cônjuges e pastores favorece a ação evangelizadora, da qual, hoje, precisamos com urgência. Através do testemunho da beleza das relações, podemos anunciar a riqueza do Evangelho e expressar o amor de Deus por todas as criaturas”, observou o Papa.

Assim, ao fim da audiência, ele incentivou os presentes a perseverar em seu compromisso com generosidade e paixão, difundindo as experiências dos cônjuges, dos sacerdotes e dos religiosos e abrindo as portas da sua experiência aos jovens e noivos, sem medo de percorrer novos caminhos para ajudar as comunidades cristãs a uma maior comunhão entre cônjuges e pastores. “O Espírito Santo, amor de Deus, (…) é o que anima as nossas atividades e abre os corações e as mentes, tornando-nos protagonistas do sonho de Deus”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo