16 de abril

Santa Sé recorda Bento XVI: hoje “estaria completando 96 anos”

Papa Bento XVI morreu no dia 31 de dezembro passado, aos 95 anos de idade

Da redação

Foto: Peerapon Boonyakiat / SOPA Image via Reuters

Neste domingo, 16, a conta oficial do Vatican News (portal de informação da Santa Sé) no instagram divulgou uma “saudosa lembrança” do Papa Bento XVI. “Hoje, 16 de abril, Bento XVI estaria completando 96 anos!”, lê-se na publicação com uma foto do Pontífice.

Papa Bento XVI morreu no dia 31 de dezembro passado, aos 95 anos de idade. O velório público aconteceu de 2 a 4 de janeiro. O funeral foi presidido pelo Papa Francisco no dia 5 de janeiro.

Últimos anos de vida

Foram 95 anos de vida, os últimos nove vividos contemplando os jardins do mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde ele morava desde que renunciou ao papado em 2013. Um período vivido em retiro e oração.

Em 2014, um ano após a renúncia, o então porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, descreveu que Bento levava uma vida discreta, sem dimensão pública, o que não significava uma vida isolada. Ele realizava, nessa época, atividades normais de uma pessoa idosa religiosa, com uma rotina de oração, leitura, diálogo e encontro com as pessoas próximas, como o Papa Francisco, que lhe visitou em várias ocasiões.

Uma rara saída de sua residência foi em 2020, quando Bento XVI foi a Regensburg, na Alemanha, visitar seu  irmão Georg Ratzinger, de 96 anos, que estava doente. Ele viajou no dia 18 de junho e Georg faleceu no dia 1º de julho do mesmo ano. 

Eleição

Joseph Ratzinger foi eleito bispo de Roma no dia 19 de abril de 2005, após a morte do então Papa João Paulo II, hoje santo da Igreja. “Sou um humilde operário da vinha do Senhor” foram suas primeiras palavras como Papa.

No mesmo ano de sua eleição, em agosto, presidiu a 20ª Jornada Mundial da Juventude em Colônia, na Alemanha. Foi a primeira viagem pontifícia a seu país natal.

Legado e visita ao Brasil

Em 2007, foi a vez de visitar o Brasil. Bento veio por ocasião da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Visitou as cidades de São Paulo, Aparecida e Guaratinguetá. Nesta viagem, presidiu a canonização de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.

Em seu pontificado, convocou cinco Sínodos de Bispos, um Ano Paulino, um Ano Sacerdotal e um Ano da Fé. Criou 90 cardeais e canonizou 44 santos.

Entre o legado que deixou, está a sua contribuição teológica. Foram três encíclicas – “Deus caritas est”, “Spe salvi”, “Caritas in Veritate” –, que mostram o perfeito conhecimento de todos os problemas da realidade mundial a partir do homem, procurando salvar os verdadeiros valores da humanidade.

Também terminou e lançou em seu pontificado a trilogia “Jesus de Nazaré”, que conta a vida pública de Cristo, os momentos que precederam sua morte e ressurreição e a infância de Jesus. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo