E aí jovem?

A juventude e o seu papel atuante na sociedade

Testemunhos de uma juventude que faz a diferença na sociedade

Jovem, já parou para pensar qual é o seu papel na sociedade ou como pode contribuir com a evangelização e com o bem ao próximo? Acredito que muitos já se questionaram sobre o assunto e pensaram em como poderiam fazer a diferença no ambiente onde vivem.

Papa Francisco, durante a Santa Missa de encerramento da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, destacou que “Deus é jovem e ama os jovens”.

“Gostaria de dizer aos jovens, em nome de todos nós, adultos: ‘Desculpai-nos se muitas vezes não vos escutamos; se, em vez de vos abrir o coração, vos enchemos os ouvidos. Como Igreja de Jesus, desejamos colocar-nos amorosamente à vossa escuta, certos de duas coisas: que a vossa vida é preciosa para Deus, porque Deus é jovem e ama os jovens; e que, também para nós, a vossa vida é preciosa, mais ainda necessária para se avançar’”, frisou o pontífice.

.: Confira a homilia do Papa na conclusão da XV Assembleia do Sínodo

E aí jovem?

Aproveitando a oportunidade, conheceremos a história de Dalline Cristine Ligado Marton, de 19 anos, da cidade de Canas (SP); e Daniel Costa de Assis, de 21 anos, da cidade de Lorena (SP). Ambos fazem a diferença na sociedade por meio de projetos sociais e voluntariado.

Outro exemplo de jovens que, também, realizam projetos sociais é o “Idoso Amigo”. Esse projeto reúne cerca de 51 voluntários que espalham amor e carinho em asilos, com objetivo de reintegrar os idosos na sociedade. Todo domingo esse grupo de voluntários se reúnem para realizar atividades que estimulam o lado psicomotor e psicossocial dos idosos.

Segundo Felipe Silva dos Santos, advogado e responsável pelo setor de marketing e comunicação do “Idoso Amigo”, participar de projeto social é uma vontade antiga e, hoje, é uma satisfação poder contribuir de alguma forma com a sociedade à sua volta.

“O ‘Idoso amigo’ vem nesse combate do apagamento dos idosos na sociedade, além de trazer uma maior qualidade de vida e fazer com que a imagem do idoso não seja tão carregada de preconceito. Hoje, consigo fazer a diferença, pois posso fazer alguma coisa e levar um pouco do meu amor e da minha atenção às pessoas que realmente precisam desse afeto”, disse Felipe.

Testemunhos de uma juventude que faz a diferença na sociedade

Felipe Silva dos Santos e Larissa Corteze. Foto: Arquivo Pessoal

Assim como o Felipe, a estudante de arquitetura Larissa Corteze, de 21 anos, também participa desse projeto social. Para Larissa é a oportunidade que encontrou para fazer a diferença e contribuir com algo positivo para a sociedade.

“Nós não podemos passar pela vida sem dar algo em troca, pois se você está recebendo coisas boas, essa retribuição para o mundo é importante. O projeto ‘Idoso Amigo’ fez-me sentir melhor em relação ao que eu levo para o mundo, pois poder dar felicidade para alguém, nem que seja por duas ou três horas no dia, faz-me sentir feliz”, disse Larissa.

A sociedade precisa de jovens que desejam fazem a diferença, ou seja, sejam uma expressão e uma participação ativa por onde passar.

Leia mais:
.: O que foi sínodo dos bispos 2018 com os jovens?
.: Será que o jovem tem espaço dentro da Igreja?
.: O que os jovens esperam da Igreja?

Por Alessandra Borges

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo