Entrevista

O que os jovens esperam da Igreja?

Papa Francisco, juntamente com a Igreja, se abre para ouvir os jovens

A equipe do Portal Canção Nova, preparou uma entrevista com o Assessor Nacional da Comissão Episcopal para a juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, padre Antonio Ramos do Prado, para refletir sobre o sínodo dos bispos para a juventude e, também, do olhar amoroso e atento do Papa Francisco para com a juventude.

Confira a entrevista

cancaonova.com: Qual a importância deste olhar do Papa Francisco para com a juventude, por meio do sínodo dos bispos?

Padre Antonio Ramos do Prado: O Papa Francisco percebeu que a ‘Igreja de amanhã’ depende de como a ‘Igreja de hoje’ está escutando e acolhendo os adolescentes e jovens dos dias de hoje. Dessa forma, o Sínodo é o espaço de “caminhar juntos”, ou seja, caminhar com “as juventudes”. Falamos “juventudes”, porque o Papa ouviu e está ouvindo, no Sínodo, não somente jovens de dentro da Igreja, mas também, jovens gnósticos, evangélicos, sem religião etc.; todos esses jovens têm algo a dizer à Igreja. 

O Sínodo é um Kairós para a Igreja, porque os jovens sempre nos mostram a realidade em que estão vivendo com mais clareza e, ao mesmo tempo, nos apontam caminhos. E, o Papa pede para os jovens dizerem qual Igreja que eles querem.

O que jovens esperam da Igreja

Foto: FatCamera by Getty Images

cancaonova.com: Como a Igreja pode contribuir para que o jovem possa encontrar a sua vocação e, também, fortificar a sua fé?

Padre Antonio Ramos do Prado: Creio que é seguindo o exemplo de Jesus, quando Ele caminhou com os dois discípulos de Emaús (Lc 24). Jesus saiu e viu aqueles dois jovens tristes caminhando de Jerusalém à pequena cidade de Emaús. Sensibilizou-se; começou a caminhar próximo a eles e a escutar a conversa.

Depois, como se não soubesse de nada, perguntou: “O que anda falando pelo caminho?”. Ouviu-os atentamente. Os jovens desabafaram. Então, Jesus resgatou a história dos descendentes deles e, ao mesmo tempo, chamou a atenção pela falta de confiança daqueles jovens. A fala de Jesus era tão importante e contagiante que o coração dos jovens ardiam de alegria. E, Jesus, quando chegou a cidade, quis continuar o caminho, porém, os jovens, pediram para Jesus ficar. Então, quando Ele partiu o pão, aqueles jovens reconheceram Jesus. Jesus agora deixa eles retomarem a missão.

Creio que, a Igreja, deve fazer a mesma coisa que Jesus: Ver; ouvir; orientar; acompanhar e confiar no protagonismo juvenil.

cancaonova.com: O que os jovens podem esperar da Igreja?

Padre Antonio Ramos do Prado: Os jovens podem esperar que esse Sínodo abrirá muitas portas para um novo tempo. E poderão, assim como os discípulos de Emaús, continuarem anunciando e testemunhando o Evangelho em todos os lugares. Poderão, com o Sínodo, reacenderem a chama da fé e fortalecerem a vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo. A Igreja escutou os jovens e, agora, caminhará junto com eles.

cancaonova.com: E hoje, os jovens, tem espaço dentro da Igreja?

Padre Antonio Ramos do Prado: Em muitas Igrejas particulares, os jovens são protagonistas e têm levado os adultos a viver a alegria do Evangelho. Em outros lugares, as Igrejas particulares ainda precisam passar pelo processo de conversão. A Igreja, no Brasil, quando os Bispos aprovaram o documento Evangelização da Juventude em 2007, abriu uma enorme porta para as juventudes.

Naquele momento, as várias expressões juvenis fizeram a Igreja crescer. Sabemos que a alegria da juventude e sua docilidade é capaz de fazer “novas todas as coisas” e, principalmente, apropriar-se do seu espaço dentro da Igreja.

Leia mais:
.: Sínodo dos Bispos: uma Igreja com os jovens e pelos jovens
.: Confira como foi o Sínodo dos Bispos sobre os jovens
.: Confira as notícias da JMJ no Panamá 2019

cancaonova.com: Como podemos incentivar os jovens a serem discípulos e missionários de Jesus?

Padre Antonio Ramos do Prado: Fazer como Jesus fez, como vimos no texto de Emaús (Lc24). Caminhar e aprender com os jovens é o caminho seguro no acompanhamento. O que mais os jovens têm pedido à Igreja é que ela o acompanhe. Acompanhar não é fazer para os jovens, e sim estar ao lado; estimular suas iniciativas. Quando necessário: corrigir na misericórdia e apontar caminhos.

Desejo a todos os jovens que não percam a esperança e abrace o Sínodo, pois, são a Igreja viva de Nosso Senhor Jesus Cristo. E, que Maria Santíssima esteja sempre com todos. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo