Produzido pela equipe da Canção Nova em Portugal, Todos On vai ao ar às 12h30 e aborda diversos aspectos sobre o maior evento da juventude católica no mundo
Gabriel Fontana
Da Redação
A TV Canção Nova exibe, neste sábado, 29, o programa Todos On, produzido pela equipe da Canção Nova em Portugal. O programa vai ao ar às 12h30, horário de Brasília e, com clima preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, acontece na sede do Comitê Organizador Local, ou seja, o coração da JMJ Lisboa 2023.
Neste episódio, os apresentadores João Fialho e Juliana Oliveira recebem Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil de Portugal. Os convidados falam sobre a preparação para a JMJ, suas experiências em Jornadas, as novidades digitais e o voluntariado para trabalhar no evento.
Expectativa e detalhes da preparação
“Além das coisas materiais, o maior desafio é que a Jornada não acabe no dia 6 de agosto. Nós desejamos muito que a Jornada seja uma sementeira, que possamos nós ou as gerações futuras colher muitos frutos da Jornada. Um dos frutos da Jornada que já estamos a colher é a disponibilidade de tantos jovens e adultos para trabalharem na Jornada”, declara Dom Américo, durante o programa.
O líder da organização da JMJ também fala sobre a participação dos brasileiros: segundo ele, o número de jovens do Brasil inscritos é muito baixo, o que se explica pelas dificuldades financeiras. Contudo, Dom Américo reitera o convite para a participação. Ele lembra que quem vai tem a oportunidade de entrar em contato com a graça derramada nos dias de atividades e, depois, leva para sua comunidade essa mesma graça, transbordando-a naqueles que não puderam ir ao evento.
O maior evento da juventude católica do mundo está a menos de 100 dias do seu início, e a expectativa para tudo o que vem pela frente é enorme. O padre Filipe Diniz é sincero: “Não sabemos muito bem o que vem aí, até porque não é só para acolher, mas para dar esta grande oportunidade do jovem viver a JMJ, e este, de fato, é um grande desafio”.
Leia também
.: A 100 dias do início, jovens do Brasil falam da expectativa em viver a JMJ
.: JMJ Lisboa 2023 já conta com 15 mil jovens brasileiros inscritos, diz bispo