Dom Manual Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, celebrou a missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude na capital portuguesa
Thiago Coutinho
Da redação
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) segue em seu primeiro dia na capital de Portugal, Lisboa. A missa de abertura foi celebrada na Colina do Encontro, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.
Com a expectativa da chegada do Papa Francisco — cujo voo para a capital lusitana embarca nesta quarta-feira, 2 — a homilia de Dom Clemente foi muito centrada na figura de Maria, que é lema desta JMJ. Dom Clemente fez um paralelo entre os desafios postos a tantos jovens vindos de regiões tão distintas e longínquas, mas com um único objetivo: a fé em Jesus Cristo.
“Maria pôs-se a caminho. Um caminho difícil e sem os meios de transporte de que hoje dispomos. E era uma jovem como vós, que há pouco concebera Jesus, do modo único que o Evangelho relata”, disse o bispo.
O patriarca não se furtou em exaltar a determinação destes jovens na JMJ em solo lusitano, e quantos obstáculos tiveram que ser derrubados para que pudessem desfrutar destes seis dias em Lisboa. “Foi para muitos um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu. Foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que graças a Deus não faltaram”, exaltou Dom Clemente.
Diversos jovens participaram da celebração, todos de nacionalidades distintas. Voluntários de diversos países também ajudaram ativamente na Missa, fato que ofereceu um caráter ainda mais universal e pleno para esta JMJ. “Lisboa acolhe-vos de coração inteiro, e assim as outras terras em que já estivestes ou estareis deste Portugal, também vosso. Acolhem-vos as famílias e as instituições que disponibilizaram os seus espaços e o seu serviço. Agradecendo a todas elas, entrevejo em cada uma a casa de Isabel, que acolheu Maria e o Jesus que lhe trazia”, bradou Dom Manuel Clemente.
Acesse
.: Íntegra da homilia do Cardeal Manuel Clemente na missa de abertura da JMJ 2023
Próximo ao fim da celebração, o cardeal rogou que os jovens se unam em torno do Evangelho e sigam pelos próximos dias. “Desejo-vos a todos uma feliz e estimulante Jornada Mundial da Juventude”, afirmou.
Originalmente proposta para 2022, mas adiada por conta da pandemia, a JMJ segue até o próximo domingo, 6. Criada por São João Paulo II, a JMJ promove a união entre jovens em torno de Jesus Cristo. A Cerimônia de Acolhimento ao Papa Francisco será realizada nesta quinta-feira, 3.