window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

FALTA UM MÊS

JMJ 2023 divulga balanço: mais de 300 mil inscritos

Organização do evento divulga estatísticas e preparativos a um mês do início do maior encontro da juventude católica

Da Redação, com JMJ Lisboa 2023

Voluntários da JMJ Lisboa 2023 durante preparação para o evento / Foto: JMJ Lisboa 2023

A um mês do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, a organização do maior encontro de jovens católicos do mundo divulgou alguns dados sobre o evento que acontece entre 1º e 6 de agosto.

Segundo o balanço, há 313 mil peregrinos inscritos. Eles representam 151 países diferentes, sendo a Espanha a nação com mais inscritos – mais de 58 mil jovens. Na sequência vêm Itália (53 mil), França (41 mil), Portugal (32 mil) e Estados Unidos (14 mil). O documento ressalta que, como observado em outras edições da JMJ, espera-se um aumento do número de inscrições à medida que a Jornada se aproxima.

Também já foram registradas as inscrições de mais de 22 mil voluntários para auxiliar os peregrinos na JMJ, vindos de 143 países diferentes. Destes, 500 são exclusivamente da área de Saúde, assegurando a prestação de serviços de primeiros socorros durante o evento.

Sacerdotes na JMJ

Além deles, se inscreveram 737 bispos, dos quais 29 são cardeais. Existem também 2600 padres inscritos para administrarem o sacramento da Reconciliação no Parque do Perdão. As confissões serão realizadas nas cinco línguas oficiais do encontro – português, inglês, francês, espanhol e italiano.

Leia também
.: Contagem regressiva: jovens brasileiros se preparam para a JMJ Lisboa

.: JMJ divulga mensagens do Papa aos jovens e à sociedade

Outra informação ligada aos sacerdotes é a produção de 10 mil paramentos para os presbíteros que participarão das cerimônias religiosas. Entre eles, está uma vestimenta especial: um burel será incluído no paramento principal a usar, em Lisboa, pelo Papa Francisco. Esta será a primeira vez que a tradicional peça de roupa do interior de Portugal será usada na indumentária papal.

Outras atividades e iniciativas

Entre as atividades desenvolvidas entre os dias 1º e 6 de agosto, será promovido o Festival da Juventude. A programação ainda não foi divulgada, mas estão previstos 480 eventos, incluindo a projeção de 15 filmes, 10 peças de teatro, 10 exposições, 55 eventos religiosos e de encontro, 6 grupos de dança, 38 conferências e ainda dois torneios desportivos da JMJ Sports.

Outra iniciativa, relacionada às propostas do Papa Francisco de uma ecologia integral, é o cálculo do impacto ecológico causado durante a JMJ. A partir disso, há o compromisso de desenvolver ações de apoio e proteção do ambiente, como a plantação de árvores em todo o mundo. Inclusive, no âmbito de uma parceria com a Global Tree Initiative, já foram plantadas cerca de 17 mil árvores em todo o mundo e que são dedicadas à JMJ Lisboa 2023.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo