EXEMPLO PARA A JUVENTUDE

Patronos da JMJ 2023: conheça mais sobre a Beata Chiara Badano

Jornada Mundial da Juventude será realizada em agosto; em mais esta matéria da série “Patronos da JMJ Lisboa 2023”, conheça mais sobre a Beata Chiara Badano

Huanna Cruz
Da Redação

Foto: Arquivo

Falta praticamente um mês para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto. Nesse caminho de preparação, o noticias.cancaonova.com segue com a série sobre os Patronos da JMJ. Nesta sexta-feira, 30, vamos falar sobre a Beata Chiara Badano.

Segundo o Pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, padre Ricardo Figueiredo, a escolha dos patronos da JMJ seguiu um triplo critério: santos ligados à JMJ e juventude; santos naturais da cidade de Lisboa; santos jovens. Chiara foi escolhida por pertencer a este último critério: era jovem e viveu a sua juventude na santidade. A JMJ existe como motor de santidade na juventude e os jovens que participarão do evento podem encontrar em Chiara esse exemplo.

Modelo de Santidade

Padre Ricardo Figueiredo afirma que Chiara morreu muito jovem e se tornou, assim, um grande modelo de santidade para a juventude. A sua paixão pelo esporte e pela natureza é testemunho desse espírito jovem que ela sempre cultivou. Foi precisamente como uma jovem normal que ela viveu a santidade, e por isso a sua profunda ligação com a juventude. 

Uma curiosidade a respeito da Chiara é que, quando já estava doente, recebeu o título de “Luce – Luz”, que lhe foi dado por Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. O motivo: a luz que irradiava do seu sorriso, testemunho da sua fé.

Testemunhos

“Vivo minha devoção a Chiara Luce buscando me espelhar nela, tentando imitar seus exemplos em minha vida e vivendo minha vocação dentro do Movimento dos Focolares. Minha mãe e eu fomos convidados a levar o Carisma da Unidade para nossa paróquia, e decidimos fazer isso através da criação de um grupo de jovens. Durante as reuniões desse grupo, contamos a história da beata e todos ficaram encantados. Decidimos nomear o grupo de “Luce” em homenagem a Chiara, para nos inspirarmos nela e buscarmos Deus em nosso dia a dia”, afirma Maria Teresa Benites Gurgel do Amaral, de 24 anos, de Resende (RJ).

Nabia Ayshamali Lima, de Brasília (DF), conta que aprendeu com Chiara a não fugir daquilo que Deus tem para sua vida, enfrentar seus medos com a confiança em Deus. “Como Chiara mesmo diz, “Se tu queres Jesus, eu também quero”, e assim sigo sem questionar muito, mas aceitando tudo o que Deus desenhou pra mim”, ressalta a jovem.

Angela Riella Benites Gurgel do Amaral, de Brasília (DF), também é outra devota que fala de seu relacionamento com a beata. “Faço parte do movimento dos Focolares, mesmo de Chiara Luce Badano, minha relação com ela é como de uma irmã de ideal que já alcançou a meta e pode me ajudar. Ela teria, hoje, quase a minha idade, 48 anos, e viveu pelo Ideal da Unidade como jovem, participando de atividades e trabalhos similares aos que vivi . Ela em seu país, e eu aqui no Brasil. Assim, é uma relação de encorajamento para viver por um Mundo Unido pelo Ideal: ‘Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti’ (Jo 17, 21)”.

Biografia

Chiara nasceu na Itália em outubro de 1971. Cresceu numa aldeia próxima do mar e rodeada por bosques, o que suscitou nela um forte sentido da presença de Deus nas maravilhas da natureza. Seus pais eram cristãos profundamente convictos e sempre procuraram formar a sua filha na fé cristã. Chiara manteve até o fim dos seus dias características que se manifestam desde muito cedo, particularmente uma personalidade muito decidida e, um especial, amor pelos pobres e fracos.

A par do desenvolvimento espiritual, também gostava de atividade física, particularmente o tênis. Quando frequentava o terceiro ano da escola, descobriu o Movimento dos Focolares e começou a grande aventura de aprofundamento da fé e de amizade por Jesus Cristo. Todas as contrariedades que foi encontrando na vida, sempre as viveu em Jesus: “Paciência! Ofereço tudo a Jesus abandonado!”, dizia.

Em 1988, começaram a surgir os primeiros sinais de doença: um tumor ósseo em último grau. Submeteu-se a vários tratamentos, muito fortes, até que percebeu que não havia evolução alguma, e pediu para que se suspendessem. Pediu para regressar para casa.

Quando saiu do hospital, disse: “Agora, estou cada vez mais próxima de Jesus. Tenho de me preparar para me encontrar com Ele”. A jovem Chiara faleceu no dia 7 de outubro de 1990. As últimas palavras as disse à mãe: “Mãezinha, adeus. Fica feliz, porque eu também estou”.

Chiara Badano foi beatificada em 25 de setembro de 2010. Sua festa litúrgica é celebrada em 29 de outubro. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo