Sociedade

Tráfico de pessoas: sensibilizar e quebrar tabus no Brasil

Religiosa reforça necessidade de se sensibilizar as pessoas para o combate ao tráfico de pessoas, de qualquer finalidade

Da redação, com Rádio Vaticano

O “Grupo Santa Marta”, que trabalha para combater o tráfico de pessoas, está no Vaticano, e apresentou ao Papa Francisco um relatório com o progresso de dois anos de um acordo,  em que cada um dos 24 chefes de polícia se empenhou em desenvolver parcerias com a Igreja e com a sociedade civil para levar à Justiça os responsáveis pelo crime do tráfico e para aliviar o sofrimento das vítimas.

A Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), do Brasil, Irmã Rosita Milesi, participou pela primeira vez deste encontro e compartilhou a experiência brasileira neste campo.

“Nós temos um caminho de bastante avanço enquanto organização de comitês e de legislação”, disse a religiosa, recordando a recém publicada lei antitráfico de pessoas, no Brasil. “Isso é um grande avanço porque agora temos um instrumento legal nacional além dos acordos firmados pelo Brasil”, considerou. 

Por outro lado, Irmã Rosita ressaltou o intenso trabalho de se sensibilizar as pessoas para o assunto: “Também do Brasil, temos muito a fazer quanto à sensibilização da sociedade e à superação dos medos e tabus que as pessoas têm em relação à identificação desta exploração que se faz, tanto no âmbito da exploração sexual, tanto no âmbito da exploração de pessoas para fins de trabalho escravo e outras formas de exploração”, disse.

“Sabemos que os dados nunca retratarão toda a amplitude das práticas desse crime. Também teremos em mente que o ser humano que sofre e passa por essa situação, vive um sofrimento tão grande, que não há como revelar em estatísticas. Por isso que o carinho, a atenção, a sensibilidade, o olhar pastoral e humanitário em relação a essas pessoas é de fundamental importância”, acrescentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo