Setor Elétrico

Senado aprova MP que pode gerar redução das tarifas de energia elétrica

Medida será voltada para as regiões Norte e Nordeste; recursos serão destinados à Conta de Desenvolvimento Energético 

Da redação, com Agência Brasil

Com MP aprovada, redução da tarifa de energia elétrica pode ser uma realidade

Com MP aprovada, redução da tarifa de energia elétrica pode ser uma realidade / Foto: Marcelo Casal – Agência Brasil

Na busca pela redução das tarifas de energia elétrica no país, o Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, a Medida Provisória (MP) 998/2020. A chamada MP do Setor Elétrico visa destinar recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A ação evitar o aumento da tarifa de energia elétrica aos consumidores até 31 de dezembro de 2025. A MP havia saído da Câmara em meados de dezembro, com alterações e agora segue para sanção presidencial.

Veja
.: Isolamento social: com mais consumo, energia elétrica fica mais cara

A CDE é um fundo do setor elétrico que custeia políticas públicas e programas de subsídio. Os recursos que vão para a CDE são originalmente destinados à aplicação em pesquisa, investimento e inovação.

A medida destina recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) e da CDE para atenuar aumentos tarifários para os consumidores. As distribuidoras da Eletrobras recém-privatizadas serão beneficiadas. Entre elas estão a Amazonas Distribuidora de Energia S.A. e a Boa Vista Energia S.A. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) também serão beneficiadas. Estão na lista as Centrais Elétricas de Rondônia S.A (Ceron) e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre).

Permissões concedidas por meio da MP

A Câmara alterou regras para permitir não apenas a contratação de energia pelas distribuidoras, mas também a contratação de potência. A partir de agora também está permitida a devolução da energia comprada pelas distribuidoras e não utilizada. A Câmara ainda incluiu dispositivos para estimular a competição nos leilões de geração de energia. Mais setores foram beneficiados por investimentos em eficiência energética.

A matéria não era um consenso no Senado. Senadores contestaram alguns dispositivos da matéria que busca redução das tarifas de energia elétrica no país.

Aprovação sem alterações

Como a MP estava prestes a perder a validade, o que ocorreria no próximo dia 9 de fevereiro, senadores decidiram retirar emendas e destaques. O motivo da aprovação sem alterações se deu, principalmente, pelo tempo curto disponível.

Não haveria tempo hábil para uma nova alteração voltar à Câmara e ser votada lá. Para não prejudicar os pontos considerados mais importantes e a redução das tarifas de energia elétrica, o texto foi aprovado como chegou ao Senado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo