Pregação

PHN 2018: “Descubra a força que está presente em você”, motiva Dunga

Com o tema “Feliz na prova”, idealizador do PHN pregou sobre provações e escolhas durante a juventude

Julia Beck
Da redação

Dunga durante pregação na manhã deste sábado, 21. / Foto: Reprodução CN

“Descubra a força que está presente em você!”, disse Dunga na manhã deste sábado, 21, durante sua pregação: “Feliz na prova”. O idealizador do PHN iniciou sua reflexão com a passagem bíblica (Tg 1,2-4) que foi tema de uma das pregações do primeiro PHN, realizado em 1998. O cantor católico comentou sobre a importância de lê-la e refleti-la 20 anos após o início do acampamento. Provação é o ponto central dessa leitura bíblica. “Jovem, queira ser testado por Deus, você precisa desejar isso”, destacou Dunga.

Neste final de semana, aos milhares de jovens presentes no Centro de Evangelização da Canção Nova, o pregador falou sobre a necessidade dos desafios na vida espiritual e da busca pela santidade. “Se Deus vai apenas melhorando e melhorando a nossa condição de buscá-Lo, senti-Lo e segui-Lo, a tendência do ser humano não é crescer, é se encolher, porque o conforto, a falta de luta, de briga e de intempéries, a falta de provações faz com que a gente se acomode”, comentou.

“Nenhuma história pode ser mais bonita do que o seu relacionamento com Deus”

“Para quê servem as provas em nossas vidas? Para nos aprovarem”, disse Dunga. O cantor seguiu afirmando que Deus permite, proporciona e patrocina provas para que os cristãos conheçam verdadeiramente a força que têm. Para descobrir essa força, Dunga apontou que os fiéis precisam abrir-se para conhecer a Deus e também deixarem que Ele os conheça. “Nenhuma história pode ser mais bonita do que o seu relacionamento com Deus. Ele te fez, Ele te salvou e não contente de ter te salvo, Ele quis morar dentro de você”.

As várias realidades de drogas, prostituição, desvalorização, pornografia vividas pelos jovens foram citadas pelo pregador, que reafirmou a presença de Deus em todos os momentos da vida de seus filhos, sejam os momentos bons ou ruins. Dunga recordou o momento de sua conversão em meio às drogas, e a espera de Deus por homens e mulheres de coração aberto e dispostos a conhecê-Lo.

Leia também
.: PHN 2018: Juventude é a época das maiores escolhas da vida, diz Dunga

“Jovem, queira ser testado por Deus”

“Você precisa saber que consegue resistir ao erro do alvo, a uma pessoa, a um lugar. Você não vai conseguir reagir a uma tentação quando ela vir porque você não conhece a força que tem. Jovem, queira ser testado por Deus, você precisa desejar isso”, pediu o cantor.

Segundo o pregador, as provas que Deus permite que todos passem são necessárias para que o cristão possa medir os passos que precisa dar em sua vida e citou a juventude como um tempo de decisão.

“Você está vivendo os anos mais curtos da sua vida que é a idade da juventude, dos 18 aos 30 anos. Mas é dos 18 aos 30 anos que você faz as suas escolhas e, hoje, as escolhas estão cada vez mais complexas. Você vai escolher tua namorada, tua faculdade, tua profissão, escolher casar ou não. Faz 24 anos que eu só administro o que eu escolhi até os 30 anos. Escolha! Mas se escolher mal, vai ficar no mínimo 50 anos administrando as ‘roubadas’ que você escolheu”, alertou.

“A prova de fé produz em vós paciência”

Diante das decisões, Dunga falou sobre a necessidade das provas. “É necessário suar a camisa e sofrer um pouco, do contrário, você vai desistir fácil da sua luta contra o pecado”, disse. Ao falar sobre provações, o cantor comentou sobre os frutos das provações: “Considerai uma grande alegria quando tiver que passar por grandes provações. A prova de fé produz em vós paciência”.

“O tempo vai passar, a paciência vai se instalar, Deus vai te testar, Deus vai te provar! E a paciência vai te levar a essa sequência maravilhosa. Calma, você está afobado! A vida é boa demais, você vai descobrir muita coisa ainda”, aconselhou. Além de colocar-se diante de Deus para conhecê-Lo e deixar-se conhecer; o pregador reforçou a necessidade do cristão ser alguém integrado.

Leia também
.: PHN 20 anos: conheça a história de jovens que participaram do PHN
.: PHN 20 anos: Dunga recorda história do acampamento

“Você tem que se integrar na sua casa, na sua família, na tua Igreja. Você está dentro de um contexto. (…) Você está integrado, não está abandonado e não queira ser um ser abandonado. Deus quer integrar você e a paciência pode te fazer integro”, afirmou.

Por fim, Dunga falou sobre a perenidade da vida e a necessidade da consciência a cerca das decisões tomadas durante a juventude. “Você é jovem e esse tempo é curto, são só 12 anos”, reforçou. “A Canção Nova te trouxe aqui para você saber que é um Davi em meio a Golias. O problema sempre vai ser do mesmo tamanho, porque quem cresce é você!”, motivou Dunga, que encerrou a pregação afirmando: “Deus chama você!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Cobertura PHN