Neste domingo, prelazia de Alto Xingu-Tucumã é instalada

Novo bispo da prelazia, Dom Jesús María Mauleón, tomará posse no mesmo dia

Da redação, com CNBB

A cidade de Tucumã (PA) será, a partir do próximo domingo, 9, a sede da nova prelazia da Igreja no Brasil, que recebeu o nome de Alto Xingu-Tucumã. O bispo eleito da prelazia, Dom Jesús María Mauleón, tomará posse no mesmo dia.

A instalação da prelazia faz parte das mudanças realizadas pelo Papa Francisco em algumas Igrejas particulares da região. Em novembro passado, o Santo Padre elevou a diocese de Santarém à condição de arquidiocese e extinguiu a prelazia do Xingu, criando a diocese de Xingu-Altamira (PA) e a prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA).

A posse de dom Leonardo Steiner como novo arcebispo de Manaus, sucedendo a dom Sérgio Castriani, aconteceu na última sexta-feira, 31. A cerimônia foi realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

No sábado, 1º de fevereiro, mais de duas mil pessoas lotaram o Centro de Eventos de Altamira para a cerimônia de instalação da diocese do Xingu-Altamira e a posse do bispo diocesano, dom João Muniz Alves.

No último domingo, 2, a diocese de Santarém (PA) foi elevada a arquidiocese com a instalação da Província Eclesiástica. Na ocasião, foi empossado o primeiro arcebispo, dom Irineu Roman, até então auxiliar de Belém (PA). A missa que marcou a instalação da arquidiocese foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. A celebração teve a presença do bispo de Roraima (RR) e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, e de outros bispos do Norte e Nordeste brasileiros, como o bispo de Óbidos (PA) e presidente do regional Norte 2 da CNBB, dom Bernardo Bahlmann.

A Província Eclesiástica de Santarém tem a seguinte formação: arquidiocese de Santarém (sede), prelazia de Itaituba, diocese de Óbidos, diocese do Xingu (sede na cidade de Altamira) e prelazia do Alto Xingu (sede em Tucumã).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo