Igreja na Amazônia

Papa faz mudanças na província eclesiástica de Belém do Pará

Diocese de Santarém passa a ser arquidiocese; prelazia do Xingu foi extinta, dando lugar à diocese de Xingu-Altamira (PA) e à prelazia do Alto Xingu-Tucumã (PA)

Da Redação, com CNBB

Da esquerda para a direita: novo arcebispo de Santarém, Dom Irineu; novo bispo de Xingu-Altamira, Dom João e novo bispo da prelazia de Alto Xingu-Tucumã, padre Jesús / Foto: Montagem-CNBB

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 6, uma mudança significativa feita pelo Papa Francisco na província eclesiástica de Belém do Pará. O Santo Padre elevou a diocese de Santarém à condição de arquidiocese e extinguiu a prelazia do Xingu, criando a diocese de Xingu-Altamira (PA) e a prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA).

A nova província eclesiástica, de Santarém, terá como sufragâneas (dioceses ligadas a ela) a diocese de Óbidos (PA), a prelazia de Itaituba (PA), a nova diocese do Xingu-Altamira (PA) e a nova prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA). O arcebispo nomeado é Dom Irineu Roman, que até então era bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará (PA). Ele também é bispo referencial da Pastoral do Turismo e secretário do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fonte: CNBB Regional Norte 2

 A Igreja Particular de Santarém foi erigida canonicamente como prelazia territorial de Santarém, em 21 de setembro de 1903, com territórios desmembrados da então diocese de Belém do Pará. A elevação a diocese foi em 16 de outubro de 1979, por São João Paulo II.

O território se estende por 171.906 quilômetros quadrados. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha, todos no estado do Pará.

Santarém será, a partir de agora, a segunda arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Diocese de Xingu-Altamira (PA)

Outra mudança anunciada hoje foi que o Papa extinguiu a prelazia do Xingu (PA), criada em 1934 pelo Papa Pio XI e confiada aos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo, que a conduziram até 2015.

Com a extinção, o Santo Padre erigiu a diocese de Xingu-Altamira (PA), nomeando como bispo Dom João Muniz Alves, religioso que até então exerceu a função de bispo nesta mesma circunscrição eclesiástica desde a renúncia de Dom Erwin Krautler em dezembro de 2015.

Dom João Muniz Alves nasceu em Carema, no município de Santa Rita, no Maranhão, em 8 de janeiro de 1961. Emitiu seus primeiros votos na Ordem dos Frades Menores em 1986, os votos solenes em 1991 e foi ordenado em 4 de setembro de 1993. Ele é mestre em Filosofia e mestre e doutor em Teologia Moral. Seu lema episcopal é: Louvado sejas, meu Senhor.

Prelazia do Alto Xingu-Tucumã

Também foi criada hoje a prelazia do Alto Xingu-Tucumã, tendo como primeiro bispo prelado o padre Jesús María López Mauoléon, nomeado pelo Papa Francisco. Atualmente, o presbítero atua na paróquia de São Pedro, em Barra do Ceará, e é vigário episcopal da Região Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”, na arquidiocese de Fortaleza.

Padre Jesús é natural de Navarra, na Espanha. Ele é sacerdote desde 1981 pela Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) e por 18 anos exerceu o ministério pastoral na Espanha. Em 14 de agosto de 1999 veio para o Brasil, fazendo um curso intensivo de inculturação e português em Brasília, sendo destinado para a nova fundação da província São Nicolau de Tolentino na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, da diocese de Tianguá, Ceará, com Dom Francisco Xavier Hernández.

Depois de completar na Espanha os estudos de mestrado em Sagrada Escritura, voltou ao Brasil para colaborar na província de Santa Rita, permanecendo na Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de 14 de fevereiro de 2003 até o dia 20 de abril de 2004, de onde saiu para a nova missão.

No dia 2 de maio de 2004, tomou posse como pároco na paróquia Nossa Senhora Aparecida–Capelinha, de Franca (SP), onde permaneceu até abril de 2011. Depois de passar 100 dias na missão de Lábrea, tomou posse como responsável da área pastoral da Barra do Ceará, em 23 de outubro 2011. Em 9 de junho de 2012 foi erigida a paróquia São Pedro sendo nomeado primeiro pároco, onde estava até a nomeação de hoje.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria as mudanças feitas pelo Papa Francisco. Em mensagem aos novos bispos nomeados, a entidade saúda-os pela nova missão a eles confiada e deixa o agradecimento ao Papa Francisco.

“Aproveitamos para agradecer de forma especial o apreço do Santo Padre com a Igreja no Brasil e seu cuidado com os novos caminhos para a Igreja na Amazônia”, afirma a presidência da entidade.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo