Audiência

Feiras contribuem para economia mais justa e humana, diz Papa

Francisco encontrou-se nesta quinta-feira, 6, com os participantes do encontro promovido pela União Internacional dos Promotores de Feiras

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 6, no Vaticano, os participantes do encontro mundial promovido pela União Internacional dos Promotores de Feiras. Este encontro realiza-se em Roma. “Como líder no setor de feiras e grandes exposições comerciais, vocês vieram aqui não apenas como profissionais da organização, mas porque, através de seu trabalho, procuram contribuir para uma economia global mais justa e humana”, afirmou o Pontífice.

O Santo Padre sublinhou que no mundo, homens e mulheres se tornam cada vez mais conscientes de que os diferentes aspectos de vida e atividades, incluindo as sociais, culturais e ecológicas, estão estritamente interligados. Segundo o Papa, essa interconexão inspirou, no campo empresarial, a criação de estruturas ambientais, sociais e de governança que podem orientar e avaliar o impacto geral das atividades econômicas e comerciais.

Francisco observa que foi constatado que as feiras e exposições têm efeitos positivos nas economias regionais e mercados de trabalho, e também oferecem oportunidades significativas para mostrar ao mundo inteiro a rica diversidade e beleza das culturas e ecossistemas locais.

“Em particular, as exposições internacionais contribuem para o crescimento de uma cultura do encontro, que reforça os laços de solidariedade e favorece o enriquecimento recíproco entre os membros da família humana. Portanto, o seu trabalho tem uma dimensão que o transcende”, destacou o Pontífice.

O Papa prosseguiu: “Como serviço ao bem-comum, deve promover a inclusão, o cuidado da Casa comum e o desenvolvimento integral de indivíduos e povos. Essa preocupações éticas não são secundárias, mas essenciais para a construção de uma economia em que os rendimentos financeiros não sejam a única variável para medir o sucesso”.

Segundo o Santo Padre, quanto maior a colaboração no âmbito local e internacional, maiores as chances de sucesso, nos âmbitos econômico e humano. Não obstante as dificuldades que podem surgir no campo da preparação e realização de feiras e exposições, Francisco assegurou que esses eventos podem criar uma rede de boas relações humanas, capazes de durar muito além do evento. O Papa concluiu, fazendo votos de que os organizadores de feiras possam promover a criatividade e inovação em seu setor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo