Formação teológica

Instituto Teológico Bento XVI inicia atividades

Fruto de uma parceria entre a Canção Nova e a Diocese de Lorena (SP), o Instituto Teológico Bento XVI teve suas atividades inauguradas nesta quarta-feira, 8. Na ocasião, estiveram presentes seminaristas, padres e autoridades da Igreja.

O nome do instituto é uma homenagem ao papa Bento XVI, considerado um dos maiores teólogos da Igreja pelo bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos.

De acordo com Dom Beni, a criação do instituto busca oferecer boa formação teológica aos futuros padres. “Nós quisemos, em primeiro lugar, prestar uma homenagem ao nosso querido Papa. Também quisemos proporcionar aos seminaristas da Diocese de Lorena e àqueles que vão, como padres, trabalhar na Canção Nova, uma boa formação teológica.”

O bispo ressaltou que a expectativa dos responsáveis pelo instituto é prestar um serviço à evangelização, o que, para ele, é a vocação da igreja. Dom Beni lembrou ainda que a formação do teólogo é necessária tendo em vista que ele proclama Deus. “Antes de proclamar Deus e a Sua palavra, o teólogo precisa refletir sobre Deus, compreender de modo profundo a Sua palavra, fazer a experiência de Deus para depois, de fato, poder anunciar”

Em relação aos professores, o bispo deixou um exemplo a ser seguido: o profeta Salomão. “Eu disse que Salomão é um exemplo para os professores de teologia porque a primeira oração que ele fez após a tomada de posse foi pedir a Deus um coração capaz de escutar a Sua palavra e fazer a Sua vontade. Esse é o pressuposto para todo professor de Teologia”

O Instituto

Localizado em Cachoeira Paulista (SP), o Instituto Teológico Bento XVI será aberto a seminaristas da Canção Nova e da Diocese de Lorena. Futuramente, a abrangência será expandida a leigos e seminaristas de outras dioceses. A manutenção fica a cargo da Associação Internacional Privada de Fiéis Canção Nova.

O vice-diretor do Instituto, padre Reinaldo Cazumbá, explicou que as aulas serão diárias e ministradas por professores da própria diocese e convidados de outras dioceses, com aprovação do bispo diocesano, Dom Beni.

Para padre Reinaldo, o instituto é importante pela possibilidade da Canção Nova poder formar seus próprios padres em conjunto com a Diocese de Lorena. “Na Canção Nova tem crescido o número de seminaristas e a diocese de Lorena assumiu a tarefa de ordenar os nossos padres e não tinha na diocese um instituto de Teologia”, disse.

A cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, recebeu com alegria o novo Instituto de Teologia. “Pra nós é maravilhoso também porque, como nós vivemos em comunidade, nós temos a graça de poder ir acompanhando as etapas formativas próprias do carisma desses teólogos que, fazendo a parte acadêmica dentro dos critérios da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, vivem conosco também, embora estejam habitando juntos nesse seminário aqui próximo a nós na Canção Nova e cursando a Teologia”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo