Acampamento celebrará o fim de 2017 e o início de 2018, quando serão comemorados os 40 anos da Canção Nova
Julia Beck
Da redação
Primeiro agradecer, depois celebrar. Esta é a proposta do Acampamento de Ano Novo da Comunidade Canção Nova que começa nesta sexta-feira, 29, e tem como diferencial a passagem do ano de 2017 para 2018 na presença de Deus, segundo o padre missionário da comunidade Canção Nova, Gilberto Duarte, que estará presente no evento.
“Como diz o tema do nosso acampamento – ‘É feliz quem a Deus se confia’ – quando nós nos colocamos em oração, em um encontro, na presença de Deus, isso já demonstra a confiança que temos Nele”, afirmou o sacerdote, que aponta o sentimento de gratidão, apesar das crises sociais, políticas e estruturais vividas em 2017, como uma das principais vertentes do acampamento. “Quando temos um coração grato, que traz a gratidão e o amor a Deus, nós sabemos agradecer e não paramos só nos pedidos”, comentou.
Para o sacerdote, gratidão é reconhecer a presença de Deus na superação das dificuldades e problemas, e, nunca perder a esperança. “Para nós cristãos, mesmo olhando todas as dificuldades políticas e sociais que nós enfrentamos no nosso Brasil e no mundo, nós nunca podemos perder a esperança porque Deus é capaz de mudar todas as realidades”, lembrou o sacerdote. Ele acrescentou que, ao alimentar o coração de esperança, o ser humano muda a si e às realidades do mundo.
O Acampamento de Ano Novo será, de acordo com o sacerdote, uma oportunidade de entregar e confiar tudo que foi vivido em 2018 à graça e misericórdia de Deus. “Enquanto muitos estarão pelo mundo afora festejando, mas muitas vezes da maneira errada, (…) a Canção Nova proporciona esse encontro para que já se comece o ano de maneira diferente, na presença de Deus, para que todo o ano seja também na presença Dele”, explicou.
Do chamado à celebração
O ano de 2017 da Canção Nova foi de comemoração ao chamado realizado há 40 anos por Monsenhor Jonas Abib, que deu início à Comunidade. A festividade teve seu ápice no domingo de Cristo Rei, comemorado no dia 26 de novembro deste ano, e fez memória ao exato local e momento em que o convite para seguir Jesus, mais de perto, foi realizado pelo fundador da Canção Nova.
Com o encerramento do ano, 2018 surgirá como o ano de celebração dos 40 anos da Canção Nova – iniciada no dia 2 de fevereiro de 1978 —, e terá grande significado para fiéis, colaboradores, sócios e membros da comunidade Canção Nova. “Quarenta anos que Deus confirma que esta forma de vida, entrega e consagração é da vontade de Deus e nos torna mais santos”, destacou padre Gilberto.
“A expectativa que nós temos é de, com certeza, renovar este nosso ser comunidade, porque uma vez que nós celebramos algo na Igreja, na nossa fé e no carisma, é o desejo de Deus poder nos dar a graça de vivermos com maior fidelidade este chamado, este carisma Canção Nova que nos é dado pelo Espírito Santo. Com certeza buscaremos festejar juntos o ‘ser comunidade’ e estaremos juntos como irmãos”, contou o sacerdote.
Segundo a Superintendente de Marketing da Fundação João Paulo II e também membro da Comunidade Canção Nova, Mosângela Amorim Galdino, o planejamento para as comemorações dos 40 anos foi iniciado em maio de 2017 e terá ações que envolverão todos que fizeram ou fazem parte desta história. “Então todos aqueles que contribuem com a manutenção da Canção Nova, aqueles que divulgam, aqueles que de alguma forma direta ou indireta nos ajudam, eles fazem parte destes 40 anos. (…) Graças a cada uma dessas pessoas que nós chegamos nestes 40 anos”, afirmou.
40 anos Canção Nova
O grande desafio para a celebração dos 40 anos da Canção Nova será, de acordo com Mosângela, o envolvimento de todos os sócios, telespectadores, missionários, colaboradores, e voluntários de todo o Brasil e também do mundo. Para que o corpo Canção Nova viva em conjunto esta comemoração, com atividades comemorativas unificadas durante todo o ano de 2018.
No dia 2 de fevereiro, todas as casas de missão da Canção Nova celebrarão a missa do compromisso, ápice da festividade dos 40 anos. Ao longo do ano, uma linha de produtos dos 40 anos será lançada, a grade da TV reformulada – trazendo toda a origem e essência do que é a Canção Nova –, acontecerão eventos temáticos na sede da comunidade — como Quintas-Feiras de Adoração com pregadores que falarão sobre a comemoração —, e toda a identidade visual da Canção Nova – tanto a parte interna como a externa – será alterada com o tema da celebração dos 40 anos.
A missionária acrescenta que toda a programação seguiu as expectativas do Monsenhor Jonas e dos membros do conselho da Canção Nova. “A partir da inspiração do que ele trazia, nós reunimos nossa equipe de criação, design e marketing e desenvolvemos as atividades. A essência da Canção Nova é o que ele pediu”, contou.