O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina está emitindo um aviso de Alerta Máximo, temendo a ocorrência de novos deslizamentos hoje, 1º, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte, regiões mais atingidas pela chuva dos últimos dias.
Leia mais
.: Presidente Lula destaca solidariedade dos brasileiros para com SC
.: Agentes da Força Nacional são atingidos por deslizamento em SC
.: Saiba como ajudar desabrigados pelas chuvas em SC
Assista ao vídeo
.: Ajude as vítimas da chuva em Santa Catarina
A chegada de uma nova frente fria provocará pancadas isoladas, que poderão vir associadas a trovoadas. A previsão é de 30 milímetros de chuva nas próximas 12 horas na região do Vale do Itajaí.
A orientação da Defesa Civil é de que as pessoas que já foram retiradas dos locais de risco não voltem. Temendo saques, muitas dessas pessoas voltam para casa quando o sol aparece, como ocorreu ontem, 30, dia em que não choveu em algumas regiões.
Segundo o tenente da Polícia Militar, Alessandro Felzcky, alguns moradores quando escutam o barulho dos helicópteros se escondem em suas casas ou fogem para matagais, dificultado o trabalho de resgate.
"Eles acham que porque o sol apareceu em alguns períodos do dia, a situação já está sob controle e isso não é verdade. Há risco de novos desmoronamentos".
O mesmo afirma o geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Marcelo Gramani. Ele disse à Agência Brasil que a situação é crítica na maior parte das áreas vistoriada por técnicos.
O acumulado de águas nos últimos dias é muito grande e não há tempo para a terra secar, o solo está encharcado, o que ainda vai provocar uma série de deslizamentos nas próximas horas.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com