On-line

Padre Adriano Zandoná comenta sobre o Acampamento da Semana Santa

Sacerdote destaca tema do evento, que será sem público e transmitido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação

Denise Claro
Da redação

Semana Santa

Acampamento de Semana Santa na Canção Nova começa nesta quarta-feira, 31./ Foto: Canção Nova

Nesta quarta-feira, 31, começa o Acampamento da Semana Santa, promovido pela Canção Nova. O evento, que normalmente recebe milhares de pessoas na Chácara de Santa Cruz, em Cachoeira Paulista (SP), acontecerá pela segunda vez de forma on-line, em virtude da pandemia.

Os fiéis também poderão acompanhar toda a programação pelo Sistema Canção Nova de Comunicação. O evento vai até o domingo de Páscoa, 4.

O tema do acampamento deste ano é “Pai, em vossas mãos eu entrego o meu espírito!”, e tem como intuito conduzir os fiéis católicos a meditarem a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Padre Adriano Zandoná é um dos pregadores que estarão no evento. Ele afirma que o tema deste ano é muito importante, pois foram as últimas palavras de Jesus na cruz. Jesus disse essas palavras e expirou, entregou seu espírito ao Pai, tendo cumprido sua missão.

“Esse tema nos insere no centro da Paixão do Senhor, no centro dessa entrega de amor. Essa rendição total de Jesus que se entrega ao Pai, até a última gota do seu sangue para salvar a humanidade, para amar cada um de nós e nos libertar de todo o pecado. Para abrir as portas do Céu e inaugurar um novo tempo.”

Leia também
.: Semana Santa: com confinamento, vivência deve ser mais intensa
.: Semana Santa: normas da Igreja são para conter a Covid-19, não a oração

A Semana Santa

A Semana Santa é o centro da fé cristã, o momento ápice do Ano Litúrgico. Toda a liturgia parte da morte e ressurreição de Jesus. Os católicos são chamados a viver estes dias com piedade e contrição e a celebrar a vitória da vida sobre a morte, da Graça sobre o pecado.

Padre Zandoná lembra que o Tríduo Pascal começa na quinta à noite, com a a Missa da Ceia do Senhor (ou Missa do Lava-pés). Na sexta, há as Funções, a celebração da Paixão do Senhor. E, no sábado, a Vigília Pascal, onde se celebra a Ressurreição do Senhor.

“Após 40 dias sem viver o aleluia, a gente prorrompe em júbilo, proclamando que o Senhor ressuscitou, venceu a morte. Este é o momento mais importante da nossa vida de cristãos, é o centro que dá sentido à nossa fé. Por isso é essencial que todos os fiéis cristãos católicos participem bem do Tríduo Pascal.”

Leia também
.: Na Semana Santa, passar do desespero à esperança, incentiva padre
.: Semana Santa: padre responde à principais dúvidas dos fiéis

O sacerdote ressalta que, apesar de o ideal ser participar sempre das celebrações litúrgicas presencialmente, o momento atual é atípico. Por conta da pandemia, muitas igrejas estão fechadas para participação de fiéis em celebrações, e muitos não podem estar presente pelo fato de fazerem parte dos grupos de risco.

“Este Acampamento de Semana Santa é uma oportunidade fantástica que a Canção Nova dá para muitíssimos fiéis que estão impossibilitados de estar in loco nas suas paróquias.”

O padre indica a todos que esta participação nas celebrações de forma on-line seja feita com toda a piedade e reverência. É essencial que as pessoas participem de casa, mas como se estivessem participando na paróquia. Que participem, que se entreguem, se possível acompanhando com a Liturgia Diária, ou pelo celular. Fazendo as orações nos momentos específicos, prestando atenção na homilia e fazendo sua comunhão espiritual.

“É preciso viver bem, porque é um momento muito especial. Mesmo impossibilitados, mesmo que o ideal não seja esse, os meios de comunicação nos ajudam muito neste momento.”

Leia mais
.: Vaticano divulga celebrações do Papa Francisco na Semana Santa

A programação

O Acampamento de Semana Santa conta com uma programação bem diversificada. O missionário e coordenador do evento, Joelson Lima, diz que as atividades começam com um Terço Meditado na quarta-feira, 31.

“Este ano, por conta da pandemia, não poderemos fazer a procissão das sete dores e sete palavras de Nossa Senhora, mas haverá o terço meditado por membros da Comunidade. De quinta em diante, teremos as pregações, adoração, e as celebrações próprias do Tríduo Pascal.”

A Missa da Ceia do Senhor vai ser presidida pelo Padre Adriano Zandoná, às 20h.

Na Sexta-feira Santa, às 9h haverá uma pregação com o Padre Donizete Heleno, da Comunidade Canção Nova, e às 10h40 com o Padre Roger Luís. As Funções da Sexta-Feira da Paixão, às 15h, será no Santuário do Pai das Misericórdias. Às 20h, será transmitida uma Via-Sacra produzida pela TV Canção Nova.

Leia mais
.: Semana Santa: um feriado com significado e importância, diz padre
.: Dom Gil comenta importância da Semana Santa para o século XXI

No Sábado Santo, o dia continua com pregações. Padre Roger Luís fará a pregação das 8h40. À noite, às 20h, a grande festa, com a Missa da Vigília Pascal. No domingo, o encerramento do Acampamento, com a Missa às 15h, presidida pelo Padre Zandoná.

“O Acampamento foi pensado, por conta da pandemia, para que as pessoas pudessem, de casa, viver o tempo final de Jesus aqui na Terra. Se olharmos as pregações, elas seguirão nesta linha, e nós poderemos fazer o mesmo itinerário de Jesus. Caminhar com Ele rumo ao Calvário, vivendo com Jesus a morte e ressurreição. Que possamos viver esta experiência tão profunda, pois como cristãos, somos chamados à ressurreição, a esta Vida Nova”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo