O grande destaque do evento é o presépio de quatro metros de extensão que mostra o cotidiano de uma pequena cidade com todas as profissões de seus moradores
Da redação, com ACI Digital
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, este é o tema da II Exposição Internacional de Presépios do Mundo, que pode ser vista até o dia 27 de dezembro, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Na mostra, o visitante poderá contemplar representações do nascimento de Jesus de vários países e estados brasileiros, confeccionados com os mais diversos materiais.
Foram feitos presépios de diversas formas, como um inteiramente de caixas de fósforos, outro de barbante, além dos existentes na clausura do mosteiro e os tradicionais. Mas o grande destaque da exposição é o presépio mecânico do mosteiro.
O Presépio mecânico tem mais de 100 peças e cerca de quatro metros de extensão. Ele foi artesanalmente construído com moinhos de vento, cachoeira, fontes e residências, e mostra o cotidiano de uma pequena cidade com todas as profissões de seus moradores. Construído durante 40 anos por Alcides Martins Tedeschi, o artista doou a obra ao mosteiro, em 2009, ano de seu falecimento.
Colaboraram com a mostra empresas parceiras e os Frades Franciscanos Menores do Convento São Francisco de Assis, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que possuem uma coleção com mais de 800 presépios dos quais alguns são expostos anualmente na tradicional ‘Exposição Franciscana de Presépios’.
A II Exposição Internacional de Presépios do Mundo pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é franca. O Mosteiro fica no Largo de São Bento.