Menor basílica do mundo, igreja construída no século 18 integra complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade
Da redação, com Arquidiocese de Belo Horizonte
A Ermida da Padroeira de Minas Gerais, igreja construída no século 18 e que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade, será consagrada basílica nesta sexta-feira, 15. Esta basílica, possui uma particularidade: é a menor do mundo.
A Missa para celebrar a ocasião será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. A celebração inclui o rito de dedicação do altar da Igreja, que passa a se chamar Ermida da Padroeira – Basílica Nossa Senhora da Piedade.
As Igrejas do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foram elevadas a basílicas após reconhecimento do Papa Francisco. O anúncio para Belo Horizonte foi feito por Dom Walmor no dia 19 de novembro, durante peregrinação de moradores de rua ao Santuário.
O que são Basílicas?
As basílicas são igrejas ligadas de forma direta à missão do Papa e são reconhecidas pelo Vaticano por exercerem grande influência no local em que se encontram instaladas. Normalmente, são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis.
Ainda nesta sexta-feira, 15, terá início o novenário em preparação às celebrações do Dia da Padroeira de Minas Gerais, em 15 de setembro. Nesta data, está marcada a consagração da Igreja que agora passa a se chamar Basílica Estadual das Romarias, edificada na década de 1970, para receber as grandes peregrinações.
Conheça a seguir o significado e diferenças entre Basílica, Santuário, Igrejas e Capelas.