EM BRASÍLIA

Encontro Nacional de Responsáveis ​​​​de Juventude acontece em setembro

Futuro da evangelização dos jovens e presença no Jubileu de 2025 serão alguns dos temas discutidos no evento  

Da Redação, com CNBB

Cartaz de divulgação do Encontro Nacional de Responsáveis ​​​​de Juventude / Foto: reprodução CNBB

Cartaz de divulgação do Encontro Nacional de Responsáveis ​​​​de Juventude / Foto: reprodução CNBB

Brasília sediará o Encontro Nacional de Responsáveis ​​​​de Juventude das Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Assessores das Expressões Juvenis. O evento, que acontecerá de 5 a 7 de setembro, será na Casa Dom Luciano e reunirá líderes e assessores de todo o país. O objetivo será discutir e planejar ações voltadas à evangelização da juventude.

Este ano, o trabalho com a evangelização das juventudes ganhou destaque como tema prioritário na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde foram apresentados os desafios e as luzes do trabalho evangelizador. Além disso, a CNBB renovou sua presença no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) com uma cadeira inter-religiosa, retomou os encontros nacionais de jovens e comunicadores de forma presencial e promoveu o plano nacional das juventudes “Ao Seu Lado”, que tem sido fundamental para o planejamento das ações com os jovens. 

Futuro da evangelização das juventudes 

Durante o encontro, serão discutidos temas cruciais para o futuro da evangelização dos jovens. Entre eles, destaca-se uma leitura da realidade sócio-cultural-eclesial à luz do Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Uma carta de amor da Igreja no Brasil às juventudes” (Dom Eduardo Pinheiro). Outro ponto importante será o planejamento das ações e da presença no Jubileu 2025, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, em Roma; bem como nos âmbitos regionais da CNBB, dioceses, paróquias e expressões juvenis, sob o lema “Peregrinos da Esperança”. 

Desta forma, o evento visa fortalecer o trabalho evangelizador com os jovens e convida a todos os que têm uma missão de animação e articulação com os jovens a participarem. As inscrições estão abertas e a taxa de participação varia de acordo com a necessidade de hospedagem e alimentação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo