Migração em pauta

Congregação reúne missionárias que atuam com migrantes

Evento com irmãs scalabrinianas discute ações apostólicas para dar respostas eficientes em tempos de migração em massa

Da Redação, com CNBB*

Cerca de 40 religiosas da Congregação das Irmãs Scalabrinianas estão reunidas a partir desta segunda-feira, 29, até sábado, 3, em Jundiaí (SP), para analisar e avaliar suas ações apostólicas em vista de respostas mais eficientes e eficazes em tempos de migração mundial em massa. O grupo fará reflexões sobre temas ligados à sua atuação no trabalho junto aos migrantes e refugiados.

De acordo com a animadora do trabalho missionário junto aos migrantes pela Província de São Paulo e uma das responsáveis pelo evento, irmã Janete Ferreira, a Congregação das Missionárias de São Carlos, inspiradas pelo fundador, João Batista Scalabrini, tem como tarefa principal defender a causa dos imigrantes e refugiados, preferencialmente os mais pobres e em situação de vulnerabilidade. “Esse trabalho se concretiza por meio da Pastoral dos Migrantes, em diferentes formas, num empenho comum de evangelização profética”.

Entre os temas a serem abordados no evento, estão “Migrações Internacionais e refúgio: desafios recentes”; “Integração dos migrantes na comunidade de acolhida”; “Incidência e trabalho em rede em defesa dos Direitos Humanos”; e “O migrante como lugar teológico da missão scalabriniana”.

Membro do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e diretor da Revista de Mobilidade Humana (REMHU), o professor Roberto Marinucci destaca o desafio diante da dramática situação de milhões de seres humanos que fogem de conflitos bélicos, violações generalizadas de direitos humanos e condições degradantes de vida.

“É fundamental ter plena consciência das causas planetárias e locais, coletivas e individuais, que estão na origem desses acontecimentos, a fim de desencadear respostas sociopastorais eficazes e coerentes, com vistas à construção de um mundo mais justo e humano, onde ninguém é estrangeiro”.

Migrações atuais no Brasil

De acordo com informações da Congregação, o Brasil tem sido “porto seguro” de milhares de haitianos que deixaram seu lugar de origem, principalmente por causa do terremoto de 2010 que assolou o país. O país também acolhe sírios, por causa das guerras, e pessoas de países da África e Ásia por conflitos políticos e civis.

Segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil possui atualmente, com os dados de abril de 2016, 8.863 refugiados reconhecidos, de 79 nacionalidades distintas. A contagem é de que 28,2% deles são mulheres. Os principais grupos são compostos por nacionais da Síria (2.298), Angola (1.420), Colômbia (1.100), República Democrática do Congo (968) e Palestina (376).

Outra realidade presente na conjuntura migratória e no trabalho pastoral desenvolvido pelas missionárias scalabrinianas são os conflitos marcados pelo pré-conceito, a xenofobia, as condições de vida precária, o desemprego, o tráfico de pessoas.

Durante a semana de reflexões, também haverá visita à missão Scalabriniana, em São Paulo (SP), encontro com as Irmãs da missão e com os migrantes, além de momento cultural com grupos de migrantes.

*Com informações da Congregação das Saclabrinianas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo