Olímpiadas 2016

Condutores falam da oportunidade de carregar a Tocha Olímpica

Missionário da Canção Nova será um dos condutores da Tocha Olímpica

Kelen Galvan
Da Redação

Foto do 1º dia do revezamento da Tocha Olímpica em Brasília / Foto: Facebook oficial

Foto do 1º dia do revezamento da Tocha Olímpica em Brasília / Foto: Facebook oficial

A 39 dias do início das Olimpíadas, a Tocha Olímpica continua seu roteiro pelas cidades do país. Até 4 de agosto, cerca de 12 mil condutores terão a oportunidade de carregar a chama olímpica em 329 municípios brasileiros.

“Oportunidade única”, afirma José de Campos, 57 anos, que será um dos condutores da tocha na cidade de Taubaté (SP), no dia 27 de julho.

campos1

José dos Campos irá conduzir a Tocha Olímpica no dia 27 de julho / Foto: Arquivo Pessoal

O esportista veterano, também missionário da Canção Nova, conta que fez sua inscrição pessoal como atleta na tentativa de participar do revezamento, porém, em uma reviravolta, terá oportunidade de representar a Fundação João Paulo II, mantenedora da Canção Nova.

Há 15 anos, Campos coordenava a equipe de atletismo da instituição e contaram com o patrocínio da Embratel em alguns eventos. “Como hoje eles são uns dos patrocinadores das Olimpíadas, a Comissão de Marketing da empresa lembrou deste histórico esportivo da Fundação João Paulo II e quis indicar a instituição para concorrer ao revezamento. Eu fui indicado pela Canção Nova, e fiz uma nova carta. Ela passou pelas cinco fases do processo de seleção e graças a Deus foi aprovada e iremos representar a casa”, explica o esportista.

Por quase 20 anos, Campos praticou várias modalidades no atletismo, como 100 metros rasos, quatro por 100 (4 x 100m) e arremesso de peso.

E, agora, terá a oportunidade de carregar a Chama Olímpica por 200 metros. “Será um momento curtinho, mas preciso curtir como se fosse os jogos olímpicos inteiros pra minha vida”, afirma Campos.

Ele considera a oportunidade como uma valorização pelo trabalho que ainda hoje realiza, com uma escolinha de futebol. “Eu acredito que foi um prêmio de Deus e claro, também da empresa que promoveu. Eu vejo que é um reconhecimento e será um marco na minha vida, tanto quanto se tivesse uma medalha olímpica”.

O veterano, que dedica sua vida à evangelização através do esporte, afirma que, após esse momento histórico, pretende dar início a um projeto que já tinha em mente: a criação de um Grêmio Estudantil, para o Instituto Canção Nova, e da Atlética, para os universitários da Faculdade Canção Nova.

Outro escolhido: inscrição pessoal

Já o ciclista Elias Pereira Júnior, 35 anos, foi escolhido para o revezamento a partir de sua inscrição pessoal. Ele inscreveu-se na promoção da Coca-Cola “Isso é Ouro”.

elias1

Elias Pereira Júnior será um dos condutores da Tocha em Rezende (RJ), no dia 28 de julho / Foto: Arquivo Pessoal

“Me candidatei porque será um evento único no Brasil. São os primeiros jogos olímpicos na América do Sul e quis me arriscar nesta seleção, mesmo não acreditando muito que eu iria conseguir”, conta Elias, que pratica ciclismo há quase cinco anos.

Em outubro do ano passado, recebeu o aviso de que foi selecionado, mas deveria aguardar a confirmação do Comitê Olímpico. E a resposta definitiva chegou em março deste ano.

Elias irá conduzir a tocha em Rezende (RJ) no dia 28 de julho e conta que tem se preparado psicologicamente para o momento. “É algo realmente grandioso e serão momentos que poderei compartilhar a vida toda e passar para gerações”.

Ele destaca ainda que, com sua participação, pretende mostrar a força do esporte. “Em uma época de guerras e conflitos temos que, de algum modo, levar o significado da paz, além de mostrar para os mais jovens o poder da educação e do esporte. Se o jovem se doar mais ao esporte com certeza será mais difícil entrar no mundo das drogas e da violência. O esporte educa e dá direção ao homem com valores e ideais”.

As Olimpíadas começam no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro e vão até o dia 21. Haverá representantes de 206 países em 42 modalidades esportivas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo