No Santuário Nacional de Aparecida

Começa hoje o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira

Três pilares marcam o evento: reflexões, uma feira de empreendimentos de economia solidária e a mística da celebração dos 60 anos da entidade

Luciane Marins
Da Redação

caritas_congresso_logo

Começa nesta quarta-feira, 9, em Aparecida o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira. O evento que vai até domingo, 13, tem como tema “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e lema “60 anos de solidariedade libertadora”. O Congresso faz parte das comemorações dos 60 anos da entidade, que será celebrado no sábado 12.

Agentes da Cáritas de todo país se reúnem nesses dias para avaliar os trabalhos realizados, refletir sobre a situação sociopolítica e econômica da Igreja e da própria entidade e traçar as metas de atuação para os próximos anos.

Luiz Cláudio Mandela, diretor-executivo nacional da Cáritas Brasileira / Foto: Cáritas Brasileira

Luiz Cláudio Mandela, diretor-executivo nacional da Cáritas Brasileira / Foto: Cáritas Brasileira

O diretor executivo nacional da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Mandela, recorda que a Cáritas foi criada como uma ação social da Igreja junto a população vulnerável. Ele explica que ao longo desses 60 anos a entidade acompanhou a transformação da sociedade e sempre esteve presente, ora atuando de maneira mais assistencial, ora atuando na perspectiva da promoção humana.

Mandela avalia que a partir do fim da ditadura a Cáritas deu um “salto” na perspectiva da organização da solidariedade e do incentivo a organização popular.

“Incentivo para que as comunidades se organizassem em associações e que dessa forma trabalhassem na perspectiva de também intervir e lutar para as pequenas transformações, transformações comunitárias mas também transformações do seu município, estado e do país como um todo.”

Leia também
.: Projetos da Cáritas beneficiam milhares de brasileiros
.: Cáritas Brasileira: presidente destaca conquistas e desafios
.: Cáritas promove Semana Nacional da Solidariedade

Embora o evento comece hoje, a preparação teve início em fevereiro. Ao longo de 2016, grupos, comunidades, dioceses e regionais se reuniram para momentos de partilha, reflexão e celebração. Várias etapas preparatórias foram percorridas, como caravanas, pré-congressos inter-regionais além de um seminário nacional.

“Vivemos tudo isso com a benção e a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Escolhemos fazer esse caminho de 2016 tendo Ela não só como protetora mas como testemunha desse ouvir, desse caminhar junto com as comunidades em todo Brasil. Ela visitou várias comunidades, esteve nos momentos regionais e com certeza vai nos abençoar e ser uma fiel presença no nosso Congresso.”

Pilares do V Congresso

O diretor da Cáritas explica que três pilares vão marcar o Congresso. Primeiro as reflexões sobre a atual conjuntura e a temática do evento.

Segundo, a Feira Nacional de Saberes e Sabores da Economia Solidária que será de 10 a 12 de novembro. Serão expostos produtos artesanais, de vestuário, de alimentação e da agricultura familiar, frutos de empreendimentos de Economia Solidária apoiados pela Cáritas. A feira será aberta ao público.

E por fim, a própria “mística” da celebração dos 60 anos. “Todos os dias teremos missas na Basílica de Aparecida com Bispos referenciais das Cáritas Regionais. Vai culminar com a celebração da missa em comemoração aos 60 anos da entidade no dia 13 de novembro, que também será o encerramento do ano da misericórdia.”

Para acessar a programação do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, acesse aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo