Segunda live da série “Mulheres na Missão” acontece nesta quinta-feira, 8
Da redação, com CNBB
A segunda live da série “Mulheres na Missão”, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece nesta quinta-feira, 8 de abril, às 15h. O tema a ser debatido será: “Mulher em missão – A mulher no magistério do Papa Francisco”. A live será transmitida no canal do YouTube da CNBB.
Mediada pela assessora da Comissão para a Ação Missionária da CNBB irmã Sandra Regina Amado, a live contará com a presença da antropóloga, professora de Teologia e doutoranda em Filosofia, Moema Miranda. Ela também integra a Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB. A outra convidada é a irmã Elisabeth Miguel, coordenadora do Conselho Missionário do Regional do Sul 1.
Leia mais
.: Quando olhamos para uma mulher, entendemos um pouco mais de Deus
.: A mulher como educadora de paz
.: Maria é exemplo de verdadeira mulher a ser seguido, diz padre
Série Mulheres na Missão
A primeira edição desta série de lives foi realizada no Dia Internacional da Mulher – 8 de março, com o tema: “Retrato atual: presença feminina na missão eclesial” com a participação da presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro. A religiosa foi nomeada pelo papa Francisco para ser consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) da Cúria Romana.
As lives desta série acontecerão ao longo do ano, sempre no dia 8 de cada mês (quando cair no final de semana acontecerá no próximo dia útil), às 15h, no canal do YouTube da CNBB. A última edição será no dia 8 de dezembro, no dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
A irmã Sandra Regina, assessora da Comissão para Ação Missionária da CNBB, mediará a live.
Reflexão
De acordo com a irmã Sandra Regina, esta série de lives tem o objetivo de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no Brasil a partir do olhar feminino. “Muitas vezes as mulheres estão na vanguarda da missão da Igreja no Brasil e no continente”, disse.
Esta série de lives, segundo a religiosa, concretiza a proposta de vivência da missão prevista no Programa Missionário Nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Editado pelas Edições CNBB, o PMN é um documento importante para o aprofundamento da vivência e da ação missionária na Igreja do Brasil.
De acordo com a assessora da Comissão para Ação Missionária da CNBB, para falar da importância das mulheres na missão é preciso recordar as mulheres bíblicas, principalmente as do Novo Testamento.
“Pensa na mãe de Jesus que o amou, cuidou e o educou para a realidade do seu tempo. Sem ela a missão de Jesus não seria a mesma. Olha uma samaritana que ao encontrar Jesus, sente que encontrou a fonte de água viva! E Maria Madalena que venceu o medo da escuridão e saiu para então se encontrar com o Ressuscitado que a enviou aos apóstolos, fazendo dela também uma apóstola!”, ressalta a irmã Sandra.