#rezeporMianmar

CNBB promove dia de oração pela paz em Mianmar

Iniciativa sublinha o valor da oração como agir missionário; hoje, intenção é a paz em Mianmar, que vive em conflito desde o golpe militar

Da Redação, com informações da CNBB

oração pela paz em Mianmar

Fiéis podem rezar um terço ou uma ladainha, alguma iniciativa de oração pela paz em Mianmar / Foto: Wesley Almeida

Nesta Quinta-Feira Santa, 1º, os fiéis são convidados a um dia de oração pela paz em Mianmar. O país vive um cenário de intensos conflitos desde o golpe militar em 1º de fevereiro passado.

A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto à Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e a Ajuda à Igreja que sofre (ACN). Recorda-se a dificuldade em que vive a população do país e como ela conta com esse apoio das orações.

Os fiéis podem rezar um terço, uma ladainha, uma oferta espiritual ou até mesmo um pensamento pela intenção e situação. A iniciativa também pode ser estendida às redes sociais, utilizando a hashtag #rezepormianmar .

“A Igreja em Mianmar precisa de nosso sustento orante e nossa fraternidade. Por isso convidamos a todos e a todas a participarem, no dia primeiro de abril, do dia de oração dedicado à paz em Mianmar. Sua oração é muito importante para esse povo que sofre”, afirma o vídeo de divulgação da iniciativa.

Apelos em prol de Mianmar

Em recente mensagem para a Páscoa, o Cardeal Charles Maung Bo, da arquidiocese de Yangon, em Mianmar, buscou levar a esperança da ressurreição de Cristo aos cidadãos do país. A Santa Sé também se pronunciou sobre a situação na 29ª Sessão especial do Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Religiosos do país chegaram a intervir em momentos de repressão da polícia birmanesa, ficando de joelhos e implorando para que os manifestantes fossem poupados.

O Papa Francisco já fez diversos apelos. No último deles, disse que também ele se ajoelha e pede que pare a violência. “Também eu estendo meus braços e digo: prevaleça o diálogo! O sangue não resolve nada. Prevaleça o diálogo”, disse após a catequese de 17 de março.

Leia também
.: Crise em Mianmar: Papa pede que o diálogo prevaleça sobre a repressão
.: Papa reza por Mianmar e pede promoção da justiça e estabilidade
.: Cardeal expressa preocupação e amor do Papa ao povo de Mianmar

Sobre o Dia de Oração

Essa iniciativa de oração por Mianmar faz parte de uma série na qual se sublinha o valor da oração como “agir missionário”. Deve ser realizada sempre no dia 1º de cada mês, em memória de Santa Teresinha, padroeira das missões.

A proposta, para os próximos meses, é rezar por outros países que também estejam vivendo situações de conflito. Ressalta-se que a oração é a primeira grande contribuição para a missão.

“Rezaremos por uma situação, por um país, pelos cristãos que estão naquela determinada localidade e que a gente precisa sustentá-los e o sustento seria proposto pela oração”, explica o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Daniel Rocchetti.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo