A partir deste sábado, 19, a Basílica Velha de Aparecida inicia sequência de oração aos sábados pelos 40 anos do restauro da Imagem
Da redação
Neste sábado, 19, às 15h, será iniciada na Basílica Velha de Aparecida, interior de SP, a sequência de celebrações dos 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A partir desta primeira comemoração, em todos os sábados até o dia 18 de agosto, serão realizados 30 minutos de oração pela restauração da imagem e as realidades atuais enfrentadas pelo Brasil.
Além de um momento oracional, os sábados na Basílica Velha terão momentos dedicados a relatos sobre a história da restauração da Imagem e testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas tocadas durante este período.
Após o fim das celebrações no dia 18 de agosto, acontecerá no domingo dia 19 de agosto uma carreata que sairá de São Paulo rumo ao Santuário Nacional. A carreata fará memória ao transporte da Imagem, após restauro, realizado na mesma data, em 1978, e levará uma réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. O cortejo de carros será iniciado após Missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, na catedral da Sé.
O reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, informou que, mesmo com a carreata, o convite é para que os fiéis, em vez de acompanharem o cortejo, se concentrarem no Santuário Nacional para a recepção da imagem. Segundo o sacerdote, a orientação é motivada pela segurança e pela facilidade da estrutura do Santuário com relação à trajetória da Rodovia Presidente Dutra.
Veja também
.: Os fatos que marcaram a história de Nossa Senhora Aparecida
Primeira celebração do restauro
Esta será a primeira vez que o Santuário Nacional fará memória de maneira celebrativa à data do restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Padre João Batista afirmou que além de ser um marco histórico o aniversário de 40 anos, celebrar o restauro da imagem partiu da percepção do difícil momento atravessado pelo Brasil. Em coletiva de imprensa realizada no dia 9 de maio, o sacerdote afirmou: “Nós acreditamos que a devoção a Nossa Senhora Aparecida tem muito a contribuir e dar ao povo brasileiro essa esperança e força transformadora”.