Menor basílica do mundo

Ermida da Padroeira de MG será consagrada basílica nesta sexta-feira

Menor basílica do mundo, igreja construída no século 18 integra complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade

Da redação, com Arquidiocese de Belo Horizonte

Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que agora carregará o título de menor basílica do mundo / Foto: Arquidiocese de BH

A Ermida da Padroeira de Minas Gerais, igreja construída no século 18 e que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade, será consagrada basílica nesta sexta-feira, 15. Esta basílica, possui uma particularidade: é a menor do mundo.

A Missa para celebrar a ocasião será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. A celebração inclui o rito de dedicação do altar da Igreja, que passa a se chamar Ermida da Padroeira – Basílica Nossa Senhora da Piedade.

As Igrejas do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foram elevadas a basílicas após reconhecimento do Papa Francisco. O anúncio para Belo Horizonte foi feito por Dom Walmor no dia 19 de novembro, durante peregrinação de moradores de rua ao Santuário.

O que são Basílicas?

As basílicas são igrejas ligadas de forma direta à missão do Papa e são reconhecidas pelo Vaticano por exercerem grande influência no local em que se encontram instaladas. Normalmente, são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis.

Ainda nesta sexta-feira, 15, terá início o novenário em preparação às celebrações do Dia da Padroeira de Minas Gerais, em 15 de setembro. Nesta data, está marcada a consagração da Igreja que agora passa a se chamar Basílica Estadual das Romarias, edificada na década de 1970, para receber as grandes peregrinações.

Conheça a seguir o significado e diferenças entre Basílica, Santuário, Igrejas e Capelas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo