Dia Nacional do Doador de Sangue

"Ação de amor" no Cristo Redentor incentiva novos doadores de sangue

Cristo Redentor ganha iluminação vermelha para o Dia Nacional do Doador de Sangue. País tem percentual de doadores abaixo do recomendado pela OMS

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Iluminação especial acontecerá até esta quinta-feira, 23 /Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

O Cristo Redentor receberá nesta quarta-feira, 22, e na quinta-feira, 23, uma iluminação especial na cor vermelha, das 19h20 às 20h25, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue que será neste sábado, 25.

A iniciativa, que começou nesta terça, 21, promoverá a campanha de conscientização social instituída por meio do projeto ‘Ação de Amor do Cristo Redentor’, do Hemorio — conjunto de Serviços de Hemoterapia do Estado do Rio de Janeiro — em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O objetivo da ação é lembrar a todos que doar sangue, além de ser uma necessidade, é um verdadeiro ato de amor ao próximo. A coordenadora do projeto’ Ação de Amor do Cristo Redentor’, Silvia Helena Gonzaga, reforçou a importância de se tornar um doador, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue do país. “A ideia do projeto ‘Ação de Amor do Cristo Redentor’, com essa iluminação, é reconhecer a importância daquele que já é um doador de sangue, por seu gesto de generosidade. Ele doa vida”, explica.

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, esclarece que a doação de sangue é gratuita, voluntária e um ato nobre de cidadania. “Contamos, mais uma vez, com a solidariedade da população, que sempre atende aos nossos chamados. As bolsas de sangue coletadas nesse período garantem que o estoque do Hemorio seja suficiente para abastecer as unidades de saúde nas festas de fim de ano, quando o número de doações cai bastante”, destaca.

Campanha de conscientização

Percentual de doações de sangue no Brasil não corresponde a 2% da população / Foto: Arquivo – Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Dados do Ministério da Saúde, porém, mostram que, no Brasil, o percentual não chega a 2%: são apenas 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano.

Os requisitos para uma pessoa ser doadora de sangue são: estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 69 anos (menores, com 16 e 17 anos de idade, podem doar sangue desde que levem autorização assinada por um responsável legal e um documento de identidade oficial, com foto e original, desse responsável), portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), pesar mais de 50kg.

Além destes requisitos, o doador não pode estar em jejum, ter ingerido alimentos gordurosos, estar gripado, com febre ou outro sinal de doença infecciosa, ter lesão de pele que apresente sangramento, ter ingerido álcool ou drogas nas últimas 24 horas, ter tido hepatite após os 10 anos de idade, ter múltiplos parceiros sexuais. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue e a pessoa que fez tatuagem ou piercing há menos de um ano também não pode ser um doador.

Leia também
.: Do doador ao doente: médica detalha etapas da doação de sangue

Doação de sangue durante a Semana da Saúde, na Cinelândia

Entre os dias 21 e 24 de novembro, das 7h às 17h, a Cinelândia, na área central do Rio de Janeiro, está sediando a Semana da Saúde. Além da tradicional doação de sangue do Hemorio e dos serviços de prevenção em saúde, o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, conta com a parceria do Detran, que vai disponibilizar os atendimentos do “Detran Presente” nesta quarta-feira, 22.

A população terá acesso aos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de hepatite, ultrassonografia óssea (exame para detectar osteoporose), atendimento dermatológico – incluindo prevenção e diagnóstico de hanseníase –, atendimento odontológico e avaliação com endocrinologistas, além de palestras diversas. Como parte do Novembro Azul, os homens poderão se consultar com urologistas e realizar o teste de PSA.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo