Câncer nos olhos

Para alertar sobre cegueira, Cristo Redentor ficará apagado por 10 minutos

Ato visa conscientizar as pessoas sobre a Retinoblastoma, doença que já atinge 400 crianças anualmente no Brasil

Da redação, com Santuário Cristo Redentor

Nesta segunda-feira, 18, o Cristo Redentor ficará apagado por 10 minutos, a partir das 19h. O ato busca chamar a atenção para o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, doença que atinge 400 crianças anualmente no Brasil.

A iniciativa partiu da Arquidiocese do Rio de Janeiro junto à Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA). Com o ato, esperam reforçar a importância do diagnóstico precoce e sobre este tumor ocular que é muito comum na infância.

O retinoblastoma é um tumor ocular maligno que se desenvolve na retina. Pode ser hereditário e afetar os dois olhos ou apenas um deles. Se forem bilaterais, os casos são sempre hereditários. Crianças de até cinco anos de idade são as maiores vítimas. Quando diagnosticado precocemente, porém, o índice de cura pode chegar a 100%.

Os principais sintomas são leucocoria, que pode ser percebida geralmente quando o flash de foto incide sobre o olho da criança. Outros sintomas são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão e dor ocular. É importante que os pais se atentem para a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo