Lançamento em 27/09

Caritas Brasileira lançará campanha mundial sobre imigração e refúgio

Instituição elegeu o Cristo Redentor como embaixador da Campanha “Compartilhe a Viagem” 

Da redação, com Santuário Cristo Redentor

Crianças refugiadas e artistas brasileiros participam de ato pela paz no Cristo Redentor, em março deste ano / Foto: UNIC Rio

A Cáritas Brasileira lança na próxima quarta-feira, 27, às 15h, a campanha mundial “Compartilhe a Viagem”, que será dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio. O monumento Cristo Redentor foi escolhido como embaixador da campanha. 

O lançamento da campanha contará com a presença do Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), membros da Cáritas Brasileira e de entidades que atuam junto a imigrantes e refugiados.

A mobilização mundial do evento será no Vaticano, quando o Papa Francisco, na manhã do mesmo dia, durante a tradicional audiência geral, acolherá imigrantes e ouvirá suas histórias de vida.

A imigração em números

Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), somente no primeiro semestre de 2016, 3,2 milhões de pessoas foram forçadas a sair de seus locais de residência devido a conflitos ou a perseguições, das quais 1,5 milhão são refugiadas ou solicitantes de refúgio.

Somente no Brasil são 9.552 pessoas, de 82 nacionalidades. Todos tiveram sua condição de refugiados reconhecida. Desde o início do conflito na Síria, 3.772 sírios solicitaram refúgio no Brasil.

Nos últimos meses, há também um crescente número de solicitação de refúgio por cidadãos da Venezuela: apenas em 2016, 3.375 deles solicitaram refúgio por aqui, número que representa cerca de 33% das solicitações registradas no país no ano passado.

Impulsionar a campanha

Para ajudar a impulsionar a campanha nas redes sociais basta o registro em foto de um gesto simbólico: braços abertos, como o Cristo Redentor, em sinal de acolhida aos imigrantes. A imagem deverá ser publicada no Facebook, no Twitter ou no Instagram, com as hashtags #sharejourney e #compartilheaviagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo