Pelos meios de comunicação

“A Santidade é pra você": Acampamento PHN 2021 começa hoje

Com pandemia, pregadores comentam desafios de evento sem a presença do público e destacam tema

Julia Beck
Da redação

Santidade é o tema central do acampamento deste ano/ Foto: Canção Nova

“A Santidade é pra você”. Com esse tema, começa, nesta quarta-feira, 14, o maior evento católico para jovens no país: o Acampamento PHN (Por Hoje Não!) 2021. Este ano, pela primeira vez na história, o evento não contará com a presença do público. Os jovens poderão participar por meio da internet, da TV ou da rádio Canção Nova.

Leia também
.: Santos lembram que santidade pode florescer em nossas vidas, diz Papa

Pitter Di Laura /Foto: Canção Nova

O missionário da Comunidade Canção Nova e um dos pregadores do PHN 2021 Pitter Di Laura conta que não poder ter a presença dos jovens, neste tempo de pandemia, é um grande desafio.

“Estamos há um tempo sem poder ter a participação do público em acampamentos, e já estamos um pouco mais adaptados com essa realidade. É uma grande luta, sem dúvida, manter a impetuosidade nas pregações e orações”, comenta.

O também missionário da Comunidade Canção Nova e pregador do PHN 2021 Tiago Marcon afirma que a situação causa muito pesar. “Somos seres de relação e precisamos da presença, inclusive a física. Precisamos sentir o calor humano, e isso para o jovem é primordial”.

Marcon lembra que o país enfrenta ainda uma situação delicada na luta contra a covid-19, razão pela qual é necessário seguir essa e outras medidas sanitárias. “É um tempo desafiador (…), mas, ao mesmo tempo, a graça de Deus não se limita a isso”, destaca. O pregador afirma que Deus tem algo a ser falado para cada jovem.

Leia também
.: Em meio à pandemia, oração é remédio para alma e espírito, diz padre

“Faremos uma grande corrente de união. Mesmo à distância estaremos unidos em um só coração e em uma só alma. (…) A pandemia não irá limitar ou impedir que possamos vivenciar o PHN deste ano com toda a graça que Deus nos reserva”.

Participando bem

Mesmo sem a presença física, os jovens podem participar do PHN 2021 de maneira muito efetiva e concreta, ressalta Tiago Marcon. O missionário incentiva homens e mulheres a, além de acompanhar o acampamento através do Sistema Canção Nova de Comunicação, abrir seus corações e viver o espírito do PHN.

“Não basta apenas assistir, é preciso acompanhar. Acompanhar e participar sem ser apenas um telespectador. É preciso estar com o coração unido”, afirma.

Pitter reforça que é preciso criar um ambiente de retiro. Ele incentiva as pessoas que acompanharão o acampamento a respeitarem os horários, estarem confortáveis, terem disciplina e a anotarem tudo.

“Tanto nós que estamos diante das câmeras quanto as pessoas que acompanham precisam entender essas mudanças e se adaptar”, reforça.

Assista também :

Santidade

Sobre o tema do PHN 2021, Pitter Di Laura frisa que é preciso falar sempre de santidade, porque o mundo fala constantemente o contrário. Segundo o missionário, a santidade é um chamado, é ela a vocação primeira do ser humano.

Leia mais
.: Chamado à santidade é para todos, reforça Papa

A pandemia, de acordo com o cantor, tornou as pessoas ainda mais conectadas, fazendo com que muitas vezes se esqueçam do concreto da vida e do dia a dia. “No cotidiano, somos chamados à santidade e isso precisa ficar claro”.

Tiago Marcon /Foto: Canção Nova

Tiago Marcon revela que a santidade não é um discurso, mas um caminho de felicidade. “Ela nos leva à originalidade, a trilhar o desígnio amoroso de Deus em relação a cada um de nós”, explica. O missionário da Canção Nova comenta que a santidade é um projeto de vida que precisa ser assumido.

Leia mais
.: Caminho da santidade é simples, explica Francisco

“O coração do jovem anseia por felicidade, liberdade e vida em abundância. Um caminho de santidade vai levar a tudo isso. Ele significa ir ao encontro da vontade de Deus, unir-se a Deus, ser livre do pecado e não condicionado e escravizado”.

Por hoje não

O acampamento tem como marca a frase: “Por hoje não!”. Marcon recorda que ela deve ser usada na luta contra o pecado e na busca pela santidade. “Quanto mais nos aproximamos da luz, mais distantes das trevas nós vamos ficando, mais longe do pecado nós vamos ficando”.

Pitter destaca que parar de pecar é o início de um processo de santificação. De acordo com o pregador, parar de pecar não é santidade. Santidade é um processo de deixar as coisas do mundo e fazer a opção por Deus.

Pregações

Para a edição deste ano, o cantor e missionário conta que foi resgatada a essência do acampamento. A Canção Nova resgatou o primeiro livro sobre o PHN, de autoria do fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib. O título do livro é: “Geração PHN”. A obra será relançada no evento deste ano.

Sobre as pregações, Pitter afirma que os temas foram inspirados no primeiro capítulo do primeiro livro sobre o PHN.

“Plano Estepe: Deus não me descartou!” é o tema da pregação de Tiago Marcon. O missionário adianta que falará sobre a cultura do descarte, muito presente na sociedade.

“Os pensamentos de Deus são muito mais elevados que os nossos. Deus tem uma visão perfeita sobre nós. Nós não somos objetos, não somos descartáveis. Somos seres de valor, filhos amados. Nessa pregação, quero transbordar sobre a vida e sobre o Plano Estepe que descobri na minha vida!”.

Participações

O PHN 2021 tem presença confirmada do padre Marcelo Rossi, padre Adriano Zandoná, Emanuel Stênio, Frei Gilson, padre Edilberto Carvalho, padre Roger Luís e padre Uélisson Pereira. Daniela Miranda e Juninho Cassimiro também contribuirão com o evento.

As missas do acampamento acontecerão no Santuário do Pai das Misericórdias com entrada limitada: quarta-feira, (14/07), às 20h; quinta-feira (15/07), às 16h; sexta-feira (16/07), às 16h; sábado (17/07), às 16h, e domingo (18/07), às 15h.

Programação completa: https://eventos.cancaonova.com/edicao/phn-6/ 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo