PRECES

Bispos da Índia organizam Serviço Nacional de Oração contra a pandemia

A Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CCBI) emitiu uma circular pedindo a todos os católicos que observem um serviço nacional de oração de uma hora em 7 de agosto

Da redação, com Vatican News

Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CCBI) pede uma hora de preces pelas vítimas da Covid-19 / Foto: Rhiannon por Pixabay

Os bispos católicos de rito latino da Índia estão pedindo aos católicos de todo o país que se juntem ao Serviço Nacional de Oração que estão organizando em 7 de agosto. O objetivo é orar e expressar solidariedade com aqueles que foram afetados de várias maneiras pela pandemia de Covid-19.

Os titulares de cargos da Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CCBI), organização que reúne as 132 dioceses de rito latino do país, tomaram a decisão durante seu encontro virtual na sexta-feira, 9 de julho.

“Todos nós estamos passando por um momento muito difícil e muitos de nós estão enfrentando situações seriamente desafiadoras por causa da pandemia de Covid-19 em curso”, escreveu a CCBI em uma circular datada de 10 de julho. “Aqueles que perderam seus entes queridos para o vírus tiveram que se resignar a ter um triste rito fúnebre concedido às pessoas amadas. Muitos ainda estão nos hospitais, lutando contra as garras do inimigo invisível. Muitos outros perderam seus empregos e estão encontrando dificuldades para sobreviver”, acrescentaram.

A CCBI está pedindo aos católicos que realizem um culto nacional de oração de uma hora no sábado, 7 de agosto, das 20h30 às 21h30 “para orar pelas almas que partiram, expressar solidariedade às famílias e comunidades em luto e rezar pela saúde do mundo”.

Segunda onda devastadora

A Índia enfrentou uma segunda onda devastadora da pandemia que levou seu frágil sistema de saúde a quase um ponto de ruptura com a escassez de vacinas, leitos hospitalares, oxigênio e outros medicamentos, e sua cremação e cemitérios foram sobrecarregados. Em 30 de abril de 2021, a Índia se tornou o primeiro país a relatar mais de 400 mil novos casos em um período de 24 horas. Em 19 de maio, o país registrou 4.529 mortes, o maior número em um único dia na história da Covid-19.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi enfrentou severas críticas, tanto dentro como fora do país, por sua negligência e não agindo prontamente para garantir vacinas Covid-19 para seu povo, apesar do fato de o país ser um dos maiores fabricantes mundiais de vacinas.

Vários países enviaram ajuda de emergência para a Índia na forma de suprimentos de oxigênio, medicamentos, matéria-prima para vacinas e ventiladores.

Atualmente, a Índia está em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos, em número total de infecções, com 30,90 milhões de casos, e em terceiro lugar, em número de mortes, depois dos Estados Unidos e do Brasil, com mais de 410 mil mortes. No entanto, especialistas em saúde acreditam que os números foram muito subestimados pelo governo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo