AUXÍLIO NA PANDEMIA

Caritas Nepal ajuda hospitais a combater pandemia

O braço social da Igreja Católica visa ajudar os hospitais do Nepal com suprimentos médicos muito necessários

Da redação, com Vatican News

Até o momento, apenas 3% dos nepaleses foram vacinados / Foto: Adli Wahid por Pixabay

O braço de ação social da Igreja Católica no Nepal lançou um esforço conjunto com a Catholic Relief Services (CRS) dos Estados Unidos para fornecer suprimentos médicos necessários para os hospitais do país na atual crise de Covid-19, informou o UCA News.

Ajuda a vinte hospitais

O esquema da Caritas Nepal, que vai de julho a setembro, tem como objetivo fornecer suprimentos médicos a 20 hospitais em 14 distritos do Nepal.

As doações incluem cilindros de oxigênio, concentradores de oxigênio, oxímetros de pulso, máscaras faciais e equipamentos de proteção individual, incluindo batas de isolamento, protetores faciais, protetores de sapatos, óculos de segurança, toucas cirúrgicas, luvas resistentes, máscaras cirúrgicas, luvas cirúrgicas e desinfetantes para as mãos.

Na quinta-feira, 8, a Caritas Nepal entregou uma remessa de itens médicos para o Hospital Paropkar da Maternidade e da Mulher na capital, Katmandu. Dr. Sunil Sharma Acharya, um médico do hospital aceitou com gratidão a remessa dizendo que o equipamento será utilizado pelos trabalhadores da linha de frente na prestação de serviços às mães e bebês que estão lutando por suas vidas na ala Covid do hospital.

Devendra Pokharel, gerente regional da Caritas Nepal, disse acreditar que o equipamento ajudará os hospitais que lutaram para atender os pacientes quando a segunda onda da pandemia desencadeou um alto índice de infecções e pacientes com graves problemas respiratórios sofreram em meio à falta de oxigênio . Uma remessa semelhante foi entregue ao Hospital Mechi no distrito de Jhapa, no leste do Nepal.

Taxa de vacinação de 3%

O governo tem enfrentado críticas por negligência e despreparo em meio a uma lenta campanha de vacinação, à medida que a variante Delta, altamente contagiosa, causava estragos na vizinha Índia. O frágil sistema de saúde do Nepal entrou em colapso com hospitais lutando para conseguir leitos e oxigênio para o grande número de pacientes.

De acordo com dados fornecidos pelo governo, 2,61 milhões de nepaleses receberam as primeiras doses da vacina e 933.868 as duas doses. Isso indica que apenas 3% da população de cerca de 30 milhões de habitantes do país foi totalmente vacinada até agora.

Enquanto um pouco mais de 1,5 milhão de doses da vacina Johnson & Johnson fornecida pelos Estados Unidos por meio do COVAX, um convênio internacional de compartilhamento de vacinas, chegou ao Nepal nesta segunda-feira, 12. Esta é a primeira remessa da vacina de injeção única que o Nepal recebeu. Dias antes, 8 milhões de doses da vacina chinesa Sinopharma chegaram ao país.

Vacinar o maior número possível de cidadãos tem sido visto como a melhor estratégia que as nações ao redor do mundo estão tentando implementar para derrotar o vírus.

Crise política

Enquanto isso, a empobrecida nação do sul da Ásia está lutando contra uma crise política. O presidente Bidya Devi Bhandari dissolveu a Câmara dos Representantes em 20 de dezembro e anunciou novas eleições em 30 de abril e 10 de maio por recomendação do primeiro-ministro, KP Sharma Oli, em meio a uma disputa pelo poder dentro do Partido Comunista do Nepal (NCP).

O presidente dissolveu a Câmara pela segunda vez em 22 de maio, anunciando eleições antecipadas em 12 e 19 de novembro. Mas a Suprema Corte interveio e reintegrou a Câmara dissolvida, desferindo um grande golpe para Oli, que atualmente chefia um governo minoritário depois de perder um voto de confiança na Câmara.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo