Informação oficial

Situação de Bento XVI é estável no momento, informa Santa Sé

Últimas informações oficiais relatam que Bento XVI descansou bem ontem à noite e está estável no momento

Jéssica Marçal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Bento XVI no aeroporto de Munique antes de sua partida para Roma, em 22 de junho de 2020; ele havia viajado para a Alemanha para visitar seu irmão mais velho que estava doente / Foto: Sven Hoppe/Pool via REUTERS/File Photo

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou nesta quinta-feira, 29, que a situação do Papa Emérito Bento XVI é estável no momento. Ele emitiu uma declaração respondendo a perguntas de jornalistas.

“O Papa emérito conseguiu descansar bem ontem à noite, está absolutamente lúcido e alerta e hoje, embora seu estado continue grave, a situação é estável no momento. O Papa Francisco renova o convite para rezar por ele e acompanhá-lo nestas difíceis horas”, informou Bruni.

As atenções se voltaram para a situação do Papa Emérito nesta quarta-feira, 28, quando o Papa Francisco pediu orações por Bento XVI. “Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”, disse Francisco.

Unidade na oração

Após as palavras do Papa, várias foram as manifestações de afeto, proximidade e orações em todo o mundo. O Conselho Episcopal Latino-Americano, a Igreja Católica Armênia, a Comunidade Canção Nova, a arquidiocese do Rio de Janeiro e dioceses em todo o mundo têm se unido em oração nesta intenção.

Bento XVI tem 95 anos de idade e esteve à frente da Igreja Católica por quase oito anos, de 2005 a 2013, quando apresentou sua renúncia. No anúncio feito na época, explicou que suas forças, devido à idade avançada, já não eram idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Nos últimos nove anos, ele vive uma vida de oração no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Missa pelo Papa Emérito

A Santa Sé também informou hoje que amanhã, 30, haverá uma Missa na Basílica de São João de Latrão na intenção de Bento XVI. A celebração será às 17h30 (hora local) e presidida pelo vigário do cardeal arcipreste da basílica, Dom Guerino Di Tora. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo