Comunidade Canção Nova promove o Acampamento de Pentecostes 2022 que tem como tema “A vida no poder do Espírito”
Mauriceia Silva
Da Redação
Começa nesta sexta-feira, 3, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP) o acampamento de Pentecostes 2022. O evento é uma preparação para a Festa de Pentecostes, que integra o calendário litúrgico da Igreja. A festividade é celebrada 50 dias após a solenidade da Páscoa.
Com o tema “A vida no poder do Espírito”, o evento pretende ser um momento oportuno para que os peregrinos façam a experiência de serem renovados em Cristo por meio do batismo no Espírito Santo. A escolha do tema se dá a partir do anseio de uma vida vivida a partir da graça do Espírito Santo, diante de todas as situações que são enfrentadas.
“A gente consegue entender que sem o Espírito Santo não há solução, sem o Espírito Santo não há direcionamento, e não conseguimos fazer a vontade de Deus. Então, a vida no poder do Espírito é a resposta que encontramos nesse tempo para fazê-la”, afirma o Gerente Geral do Departamento de Eventos, Pedro Pinheiro.
A Festa da Pentecostes
Sobre o significado da Festa da Pentecostes, o membro da Comunidade Canção Nova, Padre Roger Luís, explica que este é um tempo favorável para viver na presença de Deus e na experiência com o Espírito Santo. “E o que é viver a experiência no Espírito? Em primeiro lugar, é viver a Vida nova. É viver a vida de santidade, porque o Espírito é o santificador.”
Para o sacerdote, é preciso fazer morrer o procedimento carnal através de uma experiência contínua com o Espírito Santo. “O Apóstolo Paulo vai dizer no capítulo 8 da carta aos Romanos: ‘Pois se viveres segundo a carne morrereis, mas se pelo Espírito matardes o procedimento carnal então vivereis.’ Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus. Então é essa experiência em primeiro lugar, de uma ação de santificação”.
Programação preparada para o “Encontro com o Espírito Santo”
A missa de abertura será às 16h de hoje no Santuário do Pai das Misericórdias, com o padre Elenildo. À noite, um show com a irmã Ana Paula às 21h, no Rincão do meu Senhor. A programação se estende por todo o fim de semana, com pregações, orações, adorações. (acesse aqui)
Pedro Pinehro informa que, em especial, haverá a noite carismática com Amanda Carvalho, Cassiano Meireles, Piter Di Laura. “O objetivo dessa noite carismática é nos levar de volta àquela experiência de grupo de oração, seminário de dons, pra que se faça uma experiência concreta com o espírito Santo.”
Sem fé é impossível agradar a Deus
“Para viver uma vida no espírito, é indispensável buscar viver no espírito a cada dia, é o único jeito, é a única graça que temos para conseguir viver na caminhada de fé”. Quem afirma é a missionária da Comunidade Canção Nova, Antonieta Santana Pereira Sales. Ela fará a primeira pregação do acampamento neste sábado, 4.
“Se não for no Espírito, corremos o grave risco de vivermos na carne. E sem fé, é impossível agradar e Deus. Por isso, nós precisamos, pela fé, todos os dias, clamarmos o Espírito Santo para que Ele esteja presente em nossas vidas.”
Ser homens e mulheres do Espírito
O Papa Bento XVI, no início do seu pontificado, disse que a crise do mundo era a falta de fé. Segundo Antonieta Sales, a falta de fé leva a humanidade a cair no esvaziamento de si mesmo.
“É necessário sermos homens e mulheres do Espírito para não cairmos no vazio de nós mesmos, que é o que acontece se nos afastarmos de Deus, pois a humanidade foi feita para ser de Deus e pertencer a Deus. Se o buscarmos, contarmos com a sua graça, e a ela nos enche de sabedoria, de entendimento, para não cairmos nos enganos do maligno, e darmos uma resposta livre, cheia de boa vontade, aos apelos do Senhor.”
O padre reforça a ideia daquilo que é a experiência de Pentecostes. “É exatamente esse toque da graça de Deus, é essa ação sobrenatural. E o cumprimento da promessa. Em poucos dias, sereis batizados no Espírito Santo, e com fogo, disse Jesus, porque descerá sobre vós o poder do alto, para serdes minhas testemunhas.”
A Canção Nova é carismática de nascimento
Padre Roger recorda ainda que a Canção Nova é carismática do nascimento. O pai fundador da Comunidade, monsenhor Jonas Abib, não teve medo de levar os carismas e de apresentar à Igreja no Brasil essa forma de viver, ressalta. Ele afirma que, na Canção Nova, as pessoas estão sendo batizadas no Espírito Santo.
“E ao serem batizadas no Espírito Santo, elas voltam para casa transformadas. O batismo no Espírito Santo transforma, muda vidas. Ele reinflama o coração de paixão de amor pelo Senhor, muda a vida de oração, muda o gosto pela palavra de Deus, o arrependimento dos pecados, tudo fica diferente”, conclui.