Repercussão

Padre Wagner: visita do Núncio confirma o carisma da Canção Nova

Dom Giambattista Diquattro visitou neste final de semana a Diocese de Lorena e a sede da Comunidade Canção Nova

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Felipe Melo

Foto: Ronnaldh Oliveira – Canção Nova

Neste final de semana o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, visitou a Diocese de Lorena e a sede da Comunidade Canção Nova.

No sábado, 14, o representante do Papa Francisco no país presidiu a Missa na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena (SP).

Já neste domingo, 15, o prelado celebrou a Eucaristia no Santuário do Pai das Misericórdias, situado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Dom Giambattista fez também uma visita particular ao fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib.

O bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir, afirmou que o Núncio Apostólico foi recebido com muita alegria. “Ele veio conhecer e confirmar a caminhada da nossa diocese”, frisou.

Dom Wladimir destacou que o representante de Francisco trouxe uma palavra de esperança e perseverança. Segundo o bispo, Dom Giambattista pediu que a diocese persevere na caminhada sinodal junto aos batizados.

Marco importante

O bispo emérito da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, também reforçou a importância da figura do Núncio Apostólico: “Uma expressão do amor e dedicação do Papa para com cada Igreja e diocese”.

O prelado lembrou que o Núncio acompanha a caminhada da Igreja em cada país e deixa o Papa informado sobre a situação daquele local. “Muitas indicações do Papa para a Igreja universal procedem da colaboração do Núncio”, complementou.

Antes de tudo, Dom Beni afirmou que o representante do Papa está a serviço da unidade da Igreja, da comunhão das igrejas locais com Roma, com a Santa Sé. “Ele também é o embaixador da Santa Sé junto aos estados e governos. Em muitos lugares, sobretudo onde existe conflito, o Núncio tem desempenhado uma função importante em favor da paz, da prosperidade e do entendimento entre os povos”.

Para o bispo, a figura dele é tão importante que, se não existisse, precisaria ser criado. “Cada vez que um Núncio Apostólico visita uma diocese – em Lorena está é a segunda vez – é sempre um marco importante na caminhada daquela Igreja”.

“Agradecemos ao Papa Francisco por ter nos enviado essa figura tão simpática e tão pastoral que é o nosso Núncio Apostólico”, concluiu.

Confirmando a missão da Canção Nova

O vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, destacou que a visita de Dom Giambattista é uma oportunidade de graça, de confirmação da fé e do carisma da Canção Nova.

“Graças a Deus tivemos o reconhecimento pontifício em 2008, com a aprovação dos estatutos. Isso diz muito sobre o nosso carisma: um dom do Espírito para o bem da Igreja no mundo inteiro. A presença dele confirma a importância da Canção Nova para a evangelização”, comentou.

Colaboração e comunhão

Durante sua passagem pela Comunidade Canção Nova, o Núncio Apostólico no Brasil falou sobre a importância da vivência da colaboração e comunhão neste período de enfraquecimento da pandemia da covid-19.

“Agora há risco de divisão e problemas, guerras e conflitos. Não deve ser assim”, alertou. Para o representante do Papa, a humanidade pode ser feliz e alegre se estiver em comunhão. “Não uma comunhão política e diplomática, mas espiritual. Somos todos filhos e filhas de Deus e todos devemos viver observando os mandamentos do Senhor.”

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo